A INDÚSTRIA DE JOGOS ONLINE E OS ATAQUES DIGITAIS

, ,

A Xbox Live, plataforma de jogos online que permite a interação entre usuários no mundo todo, foi vítima de uma série de interrupções em seus serviços no último mês, mais especificamente nos dias 14 e 22 de fevereiro. O grupo hacktivista New World Hackers assumiu, através do Twitter, a responsabilidade pelos ataques.

Estes não foram os primeiros ataques à Xbox em 2016. Desde o começo do ano a companhia tem sido vítima de ataques digitais, deixando milhares de usuários impedidos de acessar os seus serviços. Decepcionados, os jogadores passaram a utilizar as redes sociais para questionar a empresa, colocando em risco a reputação da marca.

A indústria de jogos tem sido cada vez mais visada pelos hackers, pois a constante conectividade dos usuários e a disponibilidade de uma plataforma de jogos centralizada permite ao atacante causar grandes estragos fazendo uso de poucos recursos. Os ataques DDoS, por exemplo, deixam a plataforma offline e prejudicam todos os usuários que estão utilizando-a naquele momento.

Embora a preocupação com segurança digital tenha aumentado nos últimos tempos, algumas empresas ainda não lhe dão a sua devida importância pois acreditam não oferecer riscos aos atacantes. Entretanto, casos como o da Xbox só reforçam a importância de uma infraestrutura robusta e protegida contra ameaças digitais, pois até grandes empresas, como a Microsoft, estão vulneráveis a estes tipos de ataques.

A UPX Technologies é uma empresa especialista em oferecer soluções que mitigam os ataques antes que eles prejudiquem a operação da empresa, filtrando todo o tráfego sujo na origem e impedindo que as ameaças alcancem a infraestrutura do cliente. Mesmo se estiver sob ataque, a operação continua funcionando com alta performance e os usuários não ficam sabendo dos problemas enfrentados pela organização.