ANATEL SOFRE ATAQUES DDOS E SEUS SERVIÇOS ONLINE FICAM FORA DO AR

Na última quinta-feira (21), o site da Anatel foi alvo de ataques digitais e suas páginas web ficaram instáveis até sexta-feira (22). De acordo com um participante da Lista Caiu, a agência chegou a ter momentos de picos de 40 gigabits, e a maioria dos IPs eram de origem internacionais, indicando que há uma botnet (rede de computadores robôs) sendo utilizada para gerar tráfego.

Este tipo de ataque é chamado de DDoS (Distributed Denial of Service) e tem como objetivo congestionar a infraestrutura de internet do alvo com um grande volume de acessos simultâneos, deixando-o fora do ar ou com performance severamente degradada. As motivações para esse tipo de ataque podem ser as mais diversas, mas, dessa vez, tudo indica que foi uma forma de protesto.

Na última terça-feira (19), a Anatel se manifestou favoravelmente à franquia na banda larga fixa, causando grande revolta nos brasileiros. O presidente da agência, João Rezende, chegou até a culpar os usuários que jogam online pelo alto consumo de banda.

Como se proteger de um ataque DDoS?

A UPX Technologies desenvolveu um método inovador e altamente eficaz que mitiga os ataques na nuvem, sem a necessidade de um hardware. Através do IP Transit Security (trânsito de internet protegido contra ataques DDoS), todo o tráfego passa por um filtro onde as ameaças são barradas e apenas o tráfego limpo segue percurso até o servidor de origem do cliente. Dessa forma, os ataques nem chegam a acontecer e a operação do cliente não é afetada.

UPX Technologies | Fale conosco