IMPLEMENTAÇÃO DE IPV6 NO STREAMING DA UPX GARANTE O FUTURO DAS SUAS TRANSMISSÕES

 

A UPX Technologies tem orgulho em divulgar que somos a primeira empresa de Streaming no Brasil a implementar o IPv6 em sua distribuição de conteúdo de áudio e vídeo. Para entender um pouco do protocolo IPv6 e o que implementamos na UPX, precisamos saber primeiro o que ele é, e para que serve.

Todos nós temos a necessidade de usar a internet em nosso dia a dia. Utilizamos a internet para trabalho, estudo, lazer, pesquisas, redes sociais etc. Para que tudo isso funcione, ela precisa de um protocolo chamado IP (Internet Protocol), que é o coração da internet. Ele é responsável por distribuir endereços numéricos para cada dispositivo conectado à rede, fazendo com que você consiga navegar na internet.

Desde 1983, o protocolo IPv4 está sendo usado para conectar os dispositivos uns aos outros. Com o passar do tempo, isso foi crescendo e mais computadores, dispositivos móveis e Smart TV’s foram sendo adicionados à rede e o IPv4 foi distribuindo IP’s para cada um desses dispositivos.

Com este crescimento, toda a quantidade de IP’s disponíveis foram se esgotando. Na situação atual em que vivemos, existem pouquíssimos IP’s disponíveis (em alguns lugares do mundo já até se esgotaram). Com isso, em um futuro breve, as redes p2p, jogos online, videoconferência e até mesmo sites ficarão mais lentos ou poderão deixar de funcionar com o IPv4.

Oficialmente apresentado em 2012, o IPv6 irá suprir essa necessidade de falta de IP’s. O principal motivo da implementação do IPv6 é devido a quantidade de IP’s que estão disponíveis para distribuição. Segue um exemplo:

 

IPv4: aproximadamente 4 bilhões;

IPv6: aproximadamente 340 undecilhões;

 

Streaming

A implementação do IPv6 no Streaming da UPX não provocará mudanças em relação ao formato de configuração e uso por nossos clientes, mas causará um impacto positivo tanto em nossos clientes como nos usuários finais que já possuem IPv6 disponível em sua rede, uma vez que o IPv4 está com seus dias contados e que as técnicas para a contínua utilização do mesmo podem levar a problemas para os usuários.

Na prática, manteremos as duas tecnologias ativas (IPv4 e IPv6) em nossa distribuição, mas preferencialmente o conteúdo será entregue em IPv6. Desta forma, estamos nos antecipando às mudanças e avanços da internet, pensando sempre na qualidade de entrega do nosso serviço.

 

Hospedagem

Além disso, todo o serviço de Hosting da UPX não ficou para trás. Implementamos a nova versão do protocolo (IPv6) também em nossa infraestrutura, proporcionando mais segurança para nossos clientes em sua plataforma online.

UPX Technologies | Fale conosco