O QUE SÃO ATAQUES DDoS? VEJA COMO ELES FUNCIONAM E SAIBA COMO SE PROTEGER!

Todo website fica hospedado em servidores (computadores dedicados que respondem às solicitações dos usuários que o acessam). Esses servidores possuem uma capacidade limitada de processamento de informações, envio/recebimento de dados, entre outros, portanto quando esse limite é atingido, eles param de responder e o website fica lento, travado ou até fora do ar.

Os Ataques Distribuídos de Negação de Serviço, conhecidos como ataques DDoS, nada mais são do que uma tentativa de esgotar algumas das capacidades de um servidor, roteador ou link de internet. Existem diversos tipos de ataques DDoS, cada um causa uma reação negativa específica, porém, todos possuem o mesmo objetivo: tornar o serviço web indisponível.

Um dos ataques mais comuns acontece através de acessos simultâneos massivos a um único alvo, onde o atacante sobrecarrega a rede de dados e bloqueia a sua disponibilidade.

Como funciona?

Por meio de um computador “Master”, o atacante faz uso de diversos outros computadores “Zumbis” para enviar milhares de acessos simultâneos a um único “Alvo”. Pelo fato do servidor, roteador ou link de internet possuírem uma capacidade limitada de trabalho, eles ficam sobrecarregados e impossibilitados de atender todos os pedidos. Consequentemente, a comunicação com a internet fica fora do ar ou muito prejudicada.

IPTS_graf_-01 copy

Qualquer website, seja ele um e-commerce, um blog, uma página institucional ou qualquer outro tipo de serviço, está vulnerável a sofrer ataques DDoS. Isso porque o objetivo desses ataques não é roubar dados, mas sim prejudicar uma operação devido a protestos, manifestações, ou simplesmente para fazer com que o alvo tenha seus negócios afetados.

Quais são as consequências?

Ficar fora do ar, pelo menor período que seja, pode causar grandes prejuízos a qualquer organização. Além de perder a oportunidade de converter vendas (no caso dos e-commerces), perde-se também a confiança de atuais e futuros clientes. Se os danos financeiros são grandes, os danos à reputação da marca conseguem ser ainda maiores.

Proteja-se com as soluções da UPX!

Os ataques ocorrem em diferentes camadas da internet, que devem ser protegidas por diferentes soluções. Para isso, a UPX possui soluções que asseguram a disponibilidade de seu serviço na internet, protegendo contra ataques DDoS nas camadas 3 e 4 (IP Transit Security) e camada 7 (Web Application Firewall).

IP Transit Security

Com algoritmos sofisticados para mitigação e detecção de DDoS nas camadas 3 e 4 da internet, o IP Transit Security da UPX filtra todo o tráfego sujo em nossos bakbones espalhados pelo mundo, mitigando os ataques de forma automática e na nuvem. Dessa forma, os ataques são bloqueados antes que alcancem o servidor de origem e prejudiquem a operação, protegendo as empresas que não podem correr o risco de ficar offline.

Web Application Firewall

O Web Application Firewall da UPX oferece uma camada altamente escalável de proteção contra ataques DDoS à aplicação web. Através de regras configuráveis, essa solução diferencia os visitantes legítimos de bots, bloqueando os ataques antes que eles alcancem o servidor de origem e prejudiquem a comunicação com a internet.


Para mais informações sobre as nossas soluções, fale com nossos especialistas!

UPX Technologies | Fale conosco