Blog
Anti-DDoS e Anti-Malware: tenha a melhor proteção em sua rede

Anti-DDoS e Anti-Malware: tenha a melhor proteção em sua rede


A segurança de rede é uma preocupação constante na vida dos internautas, principalmente para aqueles que executam diariamente atividades com alto fluxo de dados e informações. Você, em algum momento, já deve ter ouvido falar em ataques de redes, e um dos tipos mais conhecido é o DDoS, que significa ataque de negação de serviços distribuídos. Quando acontece um ataque, são enviadas para essas redes uma quantidade muito grande de solicitações com o propósito de impedir o funcionamento contínuo de envio e transmissão de dados. Para evitar que esses ataques aconteçam e prejudiquem sua infraestrutura de rede, a UPX desenvolveu a proteção anti-DDoS mais eficiente do mercado que agora conta também com uma solução anti-malware, totalmente integrada com a solução anti-DDoS.

Vamos saber mais sobre essa solução? Então, continue sua leitura e confira!

Ataques DDoS

Um ataque DDoS acontece quando é enviado uma grande quantidade de tráfego ilegítimo, sobrecarregando os recursos disponíveis e derrubando os serviços conectados, como, aplicações, servidores, dispositivos on-line e a própria rede.

Esses ataques acontecem por meio de falhas em sistemas existentes e também por softwares desenvolvidos especificamente para provocar danos em computadores ou nas redes, por meio de uma sobrecarga de informações que impedem o funcionamento legítimo de um sistema. Os sistemas responsáveis por estes ataques podem afetar prejudicialmente computadores, dispositivos móveis ou sistemas de redes inteiros.

Ataques DDoS históricos

Ataque à empresa GitHub: em 2018 a plataforma de desenvolvedores GitHub sofreu ataques DDoS, que fez com que um sistema de cache de banco de dados acelerasse sites e redes por meio de um comando do Mencached. O ataque teve duração de 20 minutos até que a causa foi identificada pelo rastreio de ASNs, sistemas autônomos.

Ataque à empresa Amazon Web Service: esse ataque aconteceu em 2020 e foi nomeado de CLDAP, Protocolo de acesso a diretório leve sem conexão. Ele tem a capacidade de aumentar entre 50 a 70 vezes mais o volume de dados e informações e foi um ataque que teve a duração de 3 dias.

Ataque DDoS à Ucrânia: recentemente, em maio de 2022, os ataques identificados por data wiper, tiveram como alvo os sites governamentais do país. Este tipo de ataque limpa os dados do computador e apaga informações importantes do sistema.

Ataques malware

O malware, por se tratar de um software malicioso, pode ser programado e distribuído como um aplicativo espião, como spywares que são aplicações para o roubo de dados e para o monitoramento da rede ou mesmo como a ransomwares, que invadem seus dados do sistema, fazem a criptografia de seus arquivos e somente liberam o acesso após o pagamento de determinada quantia.

Existem diferentes tipos de malware: adwares, worms, botnets, trojans e os ransomwares, mencionado anteriormente. A seguir, vamos falar sobre cada um deles, confira!

  • Adwares: são os tipos de malware que se instalam com o objetivo de gerar um fluxo intenso de anúncios publicitários. Não oferecem riscos aos sistemas, mas tornam as operações na internet mais lentas.
  • Worms: este tipo de malware gera prejuízos quando instalados em softwares e hardwares. Se propaga com grande facilidade e tem o propósito de causar danos, geralmente, em sistemas empresariais e de órgãos públicos.
  • Trojans: são disponibilizados na rede com aparência de arquivos e programas úteis e quando instalado pode propagar algum tipo de malware para o sistema.
  • Ransomwares: é um malware que realiza a captura de dados importantes exigindo resgate para a liberação de acessos dessas informações.

Ataques ransomware históricos mais recentes

Ataques à empresa de game Capcom: O ataque aconteceu diretamente nas redes internas da empresa e teve um grande número de dados e informações comprometidas. Este tipo de ataque sequestra os dados criptografados da empresa liberando somente mediante o pagamento de determinada quantia.

Ataque Ryuk à EMCOR Group e à Epiq Global: estes ataques aconteceram em 2020 e é propagado por meio de e-mails maliciosos contendo links e anexos de alto risco para as redes. É utilizado para pedir resgates e, no caso Ryuk, o valor cobrado das empresas foi de USD 300.000 e gerou um prejuízo financeiro imenso para a empresa vítima do ataque.

Ataque à empresas dos EUA e Canadá: Este tipo de ataque aconteceu pelo ransomware SamSam em 2018. Ele atingiu mais de 200 organizações nos EUA e Canadá e gerou um prejuízo de aproximadamente USD 30 milhões. O ransomware SamSam se propaga pela vulnerabilidade de sistemas manipulados por hackers em um RDP (Remote Desktop Protocol) e FTP (File Transfer Protocol).

Como foi possível acompanhar até aqui, os ataques cibernéticos podem acontecer de diversas formas, e a melhor alternativa para que isto seja evitado é com a aplicação de ferramentas capazes de proteger os sistemas de redes e os recursos tecnológicos que podem ser invadidos em um ataque.

Proteja a sua rede 

Os ataques de redes podem acontecer de várias maneiras e a UPX oferece uma solução única e completa com anti-DDoS e anti-malware para a proteção da sua infraestrutura. Isso gera maior autonomia para o gestor de rede, pois a UPX fornece todo o monitoramento e suporte necessário por meio de uma plataforma automatizada e segura. Esse sistema de proteção é o mais completo e avançado do mercado e se destaca por:

  • Proteger contra ataques DDoS;
  • Proteger contra malwares, incluindo ransomware;
  • Permitir o acompanhamento e análise de dados;
  • Monitoramento de rotas BGP;
  • Web Application Firewall.

Cada sistema possui uma infraestrutura de rede, algumas mais complexas do que outras e é por este motivo que a solução da UPX promove um estudo da rede para definir a melhor estratégia de proteção anti-DDoS e anti-malware.

Se sua empresa está precisando investir em uma solução com processos dinâmicos e eficientes, entre em contato com nossos especialistas e mantenha a sua infraestrutura de rede protegida. Este investimento é a segurança que falta para os dados, processos e atuação da sua empresa no ambiente online.

 


Data de publicação:

22/06/2022

Compartilhar:

Confira também:

Saiba como proteger o armazenamento de dados na empresa
Cibersegurança

Saiba como proteger o armazenamento de dados na empresa

Leia mais

Perfil de uso dos prefixos de IP: entenda a sua importância
Redes

Perfil de uso dos prefixos de IP: entenda a sua importância

Leia mais

IPv6: a importância e os benefícios de implementá-lo
Redes

IPv6: a importância e os benefícios de implementá-lo

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.