Blog
Saiba como proteger o armazenamento de dados na empresa

Saiba como proteger o armazenamento de dados na empresa


Os dados são considerados o novo petróleo do mercado atual, o que se deve à sua importância e potencial de lucratividade para as empresas. Isso porque o armazenamento de dados permite análises e insights valiosos para a condução dos negócios, ampliando as chances de acertos e reduzindo as possibilidades de erros.

No entanto, o uso de dados pelas organizações requer cuidados específicos, a fim de mantê-los protegidos de qualquer tentativa de invasão dos seus sistemas e roubo de informações privadas e sigilosas. Neste post, você vai conhecer as melhores dicas para proteger o armazenamento de dados. Confira!

O que são dados?

Um dado é considerado a menor parte de uma informação, como um número, um caractere ou até mesmo a combinação desses elementos. Ao serem processados e tratados, os dados se transformam em informações que podem ser interpretadas e, a partir daí, dão origem a ideias e estratégias de negócio.

Por isso os bancos de dados se tornaram tão importantes para as organizações, pois se forem bem utilizados são capazes de alavancar os seus resultados. Da mesma forma que estão sempre surgindo novos recursos que geram, coletam e armazenam dados, os cibercriminosos também criam novas formas de acessá-los, daí vem a necessidade de evitar vulnerabilidades nos seus sistemas e rede.

Como proteger o armazenamento de dados?

Com tantas ameaças cibernéticas circulando pelo universo digital, é imprescindível eliminar pontos vulneráveis que possam servir de brecha para a entrada de vírus e demais agentes que comprometam a segurança dos seus dados. Veja algumas das principais estratégias para blindar a sua empresa.

Estabeleça o controle de acesso

Os dados que circulam pela sua rede têm níveis de importância diferentes, sendo que quanto mais sigilosos eles são, mais restritas devem ser as permissões de acesso. Se um dado sigiloso cai nas mãos erradas, isso pode desencadear vazamentos, multas e prejuízos morais para a imagem da empresa.

Diante disso, é necessário estabelecer o controle de acesso por níveis de importância dos dados. Os colaboradores que utilizam o banco de dados devem ter credenciais específicas e únicas, que sejam limitadas ao nível de informação que podem acessar. Isso evita que pessoas não autorizadas entrem em contato com dados confidenciais.

Faça backups

Um eventual ataque cibernético pode resultar na exclusão de dados relevantes para as suas atividades. Para que isso não aconteça, é altamente indicado fazer backups de dados periodicamente. Desse modo, caso algum dado seja deletado, será possível recuperá-lo sem maiores problemas.

Proteja-se de ransomware

O ransomware consiste em um tipo de vírus que impede o acesso do usuário a sistemas e arquivos, exigindo pagamento para devolvê-los ou liberá-los. A proteção contra essa ameaça requer a atualização dos seus softwares, instalação de antivírus e demais sistemas de segurança eficazes, que bloqueiam as tentativas de invasão.

Previna ataques DDoS

Os DDoS são ataques que deixam uma rede, serviço ou servidor indisponível. Embora eles não estejam diretamente relacionados ao roubo de dados, podem servir de disfarce para a invasão dos seus sistemas.

Com a ajuda da UPX, você pode implementar tecnologias focadas em segurança cibernética e que atuam no monitoramento, identificação, tratamento, prevenção e mitigação de ataques DDoS, o que também impacta positivamente na proteção dos seus dados.

Quais são as consequências dos dados invadidos ou vazados?

Não é à toa que os ataques que visam a invasão ou vazamento de dados estão entre os principais temores das empresas, pois a concretização da ameaça traz uma série de problemas. Esse tipo de incidente pode expor os dados da organização, dos colaboradores e dos seus clientes.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), implementada com a finalidade de proteger os dados pessoais dos usuários, prevê desde advertência até multa máxima de 50 milhões de reais para as companhias que forem flagradas utilizando essas informações de forma incorreta. Portanto, o descumprimento da lei afeta o negócio financeiro, além de abalar a sua imagem e credibilidade no mercado.

O armazenamento de dados é um poderoso aliado para a manutenção e crescimento das suas atividades. Porém, para aproveitar os seus benefícios é fundamental garantir que os dados estejam sempre seguros, utilizando estratégias e ferramentas que impeçam o acesso de pessoas mal-intencionadas ou a entrada de vírus maliciosos.

Conhecer as ameaças mais comuns no ambiente virtual é o primeiro passo para se precaver.


Data de publicação:

10/11/2021

Compartilhar:

Confira também:

Por que o IPv6 é tão importante para a sua empresa? Esclareça suas dúvidas
Redes

Por que o IPv6 é tão importante para a sua empresa? Esclareça suas dúvidas

Leia mais

RPKI: o que é, como funciona e quais são suas vantagens?
Redes

RPKI: o que é, como funciona e quais são suas vantagens?

Leia mais

Introdução ao Ransomware, um dos principais ataques cibernéticos
Cibersegurança

Introdução ao Ransomware, um dos principais ataques cibernéticos

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.