Não seja vetor de ataques DDoS: veja como proteger a sua empresa!

Não seja vetor de ataques DDoS: veja como proteger a sua empresa!

Entenda como potencializar a proteção da sua empresa contra ataques DDoS e manter a alta performance do seu negócio com dicas essenciais.

Hoje, uma das principais preocupações de negócios que dependem da internet é como proteger a sua empresa contra ataques DDoS. De acordo com o Relatório de Ataques DDoS  da UPX, as ameaças desse tipo cresceram 3 vezes de 2019 para 2020.

Esse dado é alarmante e cobra atenção por parte dos negócios. Um ataque DDoS pode ter reflexos na reputação da marca, perda de clientes e prejuízos financeiros.

Quer entender como proteger o seu negócio? Continue a leitura!

Como se proteger de ataques DDoS?

Os ataques de DDoS acontecem de três formas:

  • volumétricos, quando vários bots administrados pelo hacker sobrecarregam o hardware;
  • de aplicação, o qual é mais difícil de ser diagnosticado e merece mais atenção da sua equipe de segurança da informação;
  • sobrecarga do host alvo, no qual o hacker consome a capacidade de uso dos equipamentos, fazendo com que eles cheguem à exaustão.

Viu como eles podem agir em qualquer contexto? Os hackers sempre "surpreendem" pela criatividade em desenvolver novas formas de ataques. Como forma de prevenção, há algumas orientações que devem ser consideradas como boas práticas no seu negócio. A seguir, entenda mais sobre o assunto.

Desenvolvedores web

Para que o ambiente de desenvolvimento esteja seguro, é interessante implementar soluções proativas, como:

  • tenha as alçadas de acesso bem definidas;
  • mantenha serviços desnecessários desabilitados;
  • evite executar serviços com contas de máximo privilégio.

Provedores de conectividade

Os provedores de ISP (Internet Service Provider, ou Provedores de Serviços de Internet) também devem implementar recursos para minimizar os ataques DDoS. Nesse sentido, é possível:

  • proteger os CPEs (Customer Premises Equipment, ou Equipamento para Instalações do Cliente), desabilitando serviços desnecessários e mantendo as aplicações atualizadas;
  • habilitar a solução de anti spoofing, que não permitirá que pacotes com endereços de reserva e que não fazem parte da rede interna saiam dela;
  • garantir a configuração adequada dos serviços aos clientes.

Administradores de rede

Os administradores de rede são os que mais se empenham em proteger o ambiente digital do negócio. Eles devem ter um plano preventivo e corretivo bem treinado, para que a sua execução seja em alta performance. Dentre as ações que os administradores de rede podem usar para evitar ataques DDoS, podemos citar:

  • monitorar os logs da rede;
  • investir na elaboração de acesso com verificação em duas etapas;
  • definir privilégios de acesso de acordo com o cargo e as funções dos colaboradores;
  • capacitar os funcionários sobre o tema de segurança da informação.

Usuários finais

Quem usa a rede do negócio e tem acesso às suas aplicações também deve adotar algumas boas práticas para proteger a empresa de ataques DDoS. É interessante:

  • evitar o uso de pendrives no computador corporativo;
  • nunca compartilhar o seu login e senha da Intranet;
  • fazer a troca de senha, pelo menos, a cada três meses;
  • evitar o clique em links desconhecidos.

Como resolver ataques DDoS?

Se mesmo implementando soluções preventivas para evitar ataques DDoS o seu negócio foi vítima dessa prática, é fundamental que a resposta da sua equipe seja rápida. Para tanto, é necessário direcionar um time para fazer uma contenção emergencial e fazer o diagnóstico para tratar a ocorrência de maneira eficaz. A melhor forma de fazer isso é identificando padrões.

Após a correção do problema, é necessário desenvolver ações para mitigar o risco de novo ataque. Assim, é essencial que todo o ocorrido esteja documentado, bem como as ações feitas. Após isso, é importante que haja um investimento preventivo para a rede alvo, garantindo confiabilidade e disponibilidade para o negócio.

Você viu que para evitar e tratar ataques DDoS é necessário uma força tarefa, não é verdade? Contar com uma empresa especializada no assunto faz toda a diferença nesse processo. A UPX é referência em segurança da informação e pode ajudar a proteger o seu negócio.

Quer saber mais como isso é possível? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Leia mais

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades da UPX!