Saiba como trabalhar com atendimento humanizado em sua empresa!

Saiba como trabalhar com atendimento humanizado em sua empresa!

Mais que um produto ou serviço, os clientes esperam uma experiência. Isso também tem se tornado tendência para ISPs e Telecoms.

O termo atendimento humanizado se refere a tratar os seus consumidores como pessoas, em vez de números em uma planilha. É uma tendência bastante forte em vários segmentos dada a demanda desses mesmos clientes por uma maior valorização por parte das empresas.

No entanto, isso também pode ser altamente vantajoso para a sua empresa. Os ISPs regionais, por exemplo, não contam com a mesma exposição e estrutura que seus grandes concorrentes de mercado, então é sempre saudável estar em busca de diferenciais competitivos que os coloquem na frente e fidelize os clientes.

Com tantas alternativas para escolher em relação a serviços de internet, o consumidor tende a preferir aqueles que o tratam bem e proporcionam uma experiência mais humana em suas interações.

Achou essa ideia interessante? Então, veja a seguir algumas dicas para começar a trabalhar com atendimento humanizado em sua empresa!

1. Estude quais são as suas falhas

Na busca por aprimoramento, o seu primeiro passo deve ser sempre o de avaliar as suas próprias falhas. Então, tente enxergar onde o seu atendimento está pecando e de quais formas ele causa um impacto negativo no seu cliente.

Esse processo pode ser ainda mais positivo se você se colocar no lugar do seu consumidor e tentar navegar pelos seus canais de atendimento. Tome nota de eventuais dificuldades e barreiras encontradas no caminho, sejam eles processos ineficazes ou problemas ao interagir com atendentes.

2. Treine as suas equipes

A capacidade de sua empresa trabalhar com atendimento humanizado depende quase exclusivamente das habilidades do time que atende seu público. Portanto, vale a pena reservar parte dos seus recursos para treinar essas pessoas.

Não basta realizar um treinamento genérico focado em aprimoramento de atendimento. Como o seu objetivo é trabalhar com atendimento humanizado, procure esse tipo de especialização ao capacitar o seu time.

3. Amplie seus canais de atendimento

Humanizar o atendimento também envolve ser mais acessível ao seu público, que nem sempre pode preferir os seus canais principais de comunicação para interagir com você. Em quais meios você está presente e atua?

Trabalhar apenas com telefone e e-mail não é mais o suficiente. Leve em consideração o perfil do seu consumidor e os canais que ele está mais acostumado a usar. Em seguida, certifique-se de estar presente nesses meios com a mesma atenção do que nos tradicionais.

4. Adapte o seu tom e linguagem

A forma como um canal de atendimento interage com o cliente precisa ser perfeitamente adaptada ao perfil e às expectativas dele. Isso significa "falar a língua" dessas pessoas, com as devidas adaptações de tom e linguagem.

Uma parte significativa de humanizar o atendimento em qualquer setor envolve exercer a empatia e permitir que o consumidor enxergue alguém igual a ele na outra ponta. Essa precisa ser uma de suas prioridades.

5. Avalie as métricas de atendimento certas

Como ter certeza do seu sucesso ao trabalhar com atendimento humanizado? Como no caso de qualquer outra implementação estratégica, você precisa estabelecer objetivos mensuráveis e acompanhar os seus resultados periodicamente.

Uma forma de fazer isso é contando com pesquisas regulares de satisfação, que ajudam a metrificar o quão bem-sucedido o seu atendimento conseguiu ser em agradar seu público. Compare seus resultados ao longo do tempo para visualizar a sua evolução.

Agora você já tem todas as informações que precisa para ativar uma estratégia voltada ao atendimento humanizado em sua empresa com foco na ampliação dos seus resultados. Leve em consideração as dicas deste artigo e as particularidades da sua empresa para contar com a melhor abordagem capaz de gerar os resultados esperados. Além disso, lembre-se de ficar de olho nas tendências dessa área para sempre surpreender seus clientes positivamente.

Esperamos que o artigo tenha ajudado a despertar aquele insight para que possa oferecer algo a mais a seus clientes! Se gostou, compartilhe em suas redes sociais.

Leia mais

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades da UPX!
Cadastrado com sucesso! Obrigado.
Oops! Ocorreu um problema, tente novamente.