Blog
O que fazer em caso de um ciberataque?

O que fazer em caso de um ciberataque?


Atualmente, com o crescente aumento do uso da tecnologia e com os grandes empreendimentos se destacando no universo online, os ataques cibernéticos têm se tornado uma realidade muito temida pelos usuários da internet. A empresa que consegue implantar um sistema de segurança para evitar esses ataques está gerando valor para o seu negócio que se posiciona de forma mais confiável e com autonomia para tomadas de decisões mais inteligentes. 

Mas é possível se preservar 100% de um ataque cibernético? O que fazer se a sua empresa for vítima de um ataque? É sobre isso que vamos falar neste artigo.

O que é um ciberataque?

Quando uma tecnologia ou um sistema de redes é atacado de alguma forma, prejudicando o sistema ou sua atuação no ambiente online, isso é caracterizado como um ciberataque. Esse tipo de ataque virtual pode acontecer de formas diferentes na internet, tais como:

  • DDoS;
  • Ransomware;
  • Phishing;
  • Injeção de SQL, etc.

A seguir, saiba as particularidades dos tipos mais comuns de ataques cibernéticos.

DDoS: É um ataque de negação de serviço que busca derrubar os sites ou páginas da internet. Não é considerado uma invasão de sistema, mas pode ser utilizado como “Cortina de fumaça” para uma invasão. Como as atenções vão para a solução desse problema, e em alguns casos, proteções são desabilitadas para facilitar a recuperação do sistema, podem ocorrer outros tipos de ataques como invasões, por exemplo.

Ransomware: esse tipo de malware tem por objetivo sequestrar dados e informações para pedido de resgate. Nesse caso, a vítima do ciberataque tem seus dados pessoais, senhas, arquivos e/ou informações importantes roubadas e bloqueadas. Para que o acesso seja liberado, geralmente é preciso que o usuário pague uma quantia determinada pelo criminoso.

Phishing: é uma técnica utilizada para roubar informações confidenciais ou para instalação de arquivos maliciosos. O ataque ocorre a partir de um e-mail ou mensagem de texto que falsifica um remetente confiável para tentar colher essas informações ou fazer com que o usuário abra um link ou arquivo malicioso.

SQL injection: é um ataque que se aproveita de falhas em sistemas que interagem com bases de dados e utilizam a linguagem SQL. O ofensor consegue inserir comandos ao banco de dados com a finalidade de roubar ou manipular informações.

Como se proteger de um ciberataque?

É natural o receio de ser vítima de ciberataque, afinal, compartilhamos informações a todo o momento na internet. Então, o que fazer para se proteger? A seguir compartilhamos algumas dicas.

Mapeamento do ocorrido

Realizar a inspeção dos sistemas é muito importante para identificar o ponto de vulnerabilidade da rede. Investigar o problema permite a implantação de uma estratégia mais segura e capaz de evitar futuros ataques.

Proteção dos dados

Alguns sistemas de mitigação permitem o monitoramento de rede e fornece informações importantes para a proteção de dados do seu sistema. É fundamental, principalmente, para quem lida com grandes fluxos de dados como os que acontecem em sistemas empresariais, por exemplo.

Prevenção

Alguns cuidados são fundamentais para a prevenção contra ataques cibernéticos. A instalação de antivírus e o uso de sistemas de detecção de malware ou intrusos na rede são algumas das ações capazes de prevenir e identificar possíveis ataques. Além disso, é essencial manter os sistemas operacionais e softwares atualizados, desabilitar sistemas sem uso também é importante para se prevenir contra ciberataques.

Os ataques cibernéticos são ocorrências que podem gerar grandes prejuízos para uma empresa. É para evitar este tipo de problemas que os gestores devem realizar um mindset com sua equipe e conscientizar sobre a importância da segurança cibernética.

Gostou? Curta nossa página e acompanhe as novas publicações!


Data de publicação:

07/07/2022

Compartilhar:

Confira também:

Saiba como bloquear um ataque DDoS e qual método mais eficiente
Ataques DDoS

Saiba como bloquear um ataque DDoS e qual método mais eficiente

Leia mais

Amplificação de DNS: o que é e como se proteger?
Ataques DDoS

Amplificação de DNS: o que é e como se proteger?

Leia mais

Tendências de ataques cibernéticos para 2022
Cibersegurança

Tendências de ataques cibernéticos para 2022

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.