Dia da Internet Segura 2021: 9 de fevereiro

Dia da Internet Segura 2021: 9 de fevereiro

Entenda como a UPX ajuda a transformar a internet em um lugar mais seguro e veja dicas de como se proteger enquanto estiver online.

Todo ano no mês de fevereiro o Dia da Internet Segura (Safer Internet Day) é comemorado no mundo todo, a ideia é conscientizar a população sobre o uso seguro, ético e responsável da internet. O movimento foi criado pela Rede Insafe na Europa, e atualmente reúne mais de 140 países.


Mas afinal, qual é o papel da UPX nessa causa? Em sua essência, a UPX tem como missão levar uma internet mais segura e eficiente para empresas e pessoas por meio de sua solução DDoS Defense, voltada para a mitigação de ataques DDoS. E de outras iniciativas de cibersegurança.


Você pode estar se perguntando, como uma solução de mitigação DDoS pode fazer a diferença na vida de pessoas comuns? Por mais que o nosso segmento de mercado seja focado em soluções para outras empresas, quem é beneficiado pelo trabalho da UPX também são pessoas e outras empresas que não necessariamente as que atendemos no dia a dia. Você que está lendo esse texto pode não saber, mas em algum momento a UPX pode ter sido a responsável por garantir seu acesso a internet com segurança. Quer saber como? A gente te explica nos exemplos a seguir.


Quando você acessa um banco, por exemplo, para pagar uma conta, seja pessoal ou da sua empresa, a UPX é um dos responsáveis por garantir que você não só consiga realizar essa ação simples, como a faça com segurança e tenha uma boa experiência.


Outro exemplo, durante uma reunião de trabalho ou aula via videoconferência, quando você está assistindo um vídeo no Youtube, a uma série no Netflix, a UPX também pode estar viabilizando essa atividade simples do dia a dia. Como?


Quando um banco ou um provedor de Internet contrata a solução de mitigação anti-DDoS da UPX para proteger toda sua rede de ataques DDoS, a UPX é a responsável por filtrar todas essas ameaças e manter a rede disponível e sem intermitências. Por isso, quando protegemos uma rede de ataques, fazemos isso não só para a empresa que está nos contratando, mas também para todos os usuários que dela dependem, e você pode ser um deles.

A UPX tem como missão levar uma internet mais segura e eficiente para empresas e pessoas por meio de sua solução DDoS Defense, voltada para a mitigação de ataques DDoS. E de outras iniciativas de cibersegurança.
(Reprodução/Safernet)


Para transformar a internet em um lugar mais seguro, você, usuário comum, também pode fazer a sua parte para evitar golpes, basta seguir algumas orientações simples que vão te ajudar a ter boas práticas durante a navegação. Veja como a seguir:

 Dicas para não cair em fraudes durante compras online

  • Não utilizar redes wi-fi públicas para realizar compras em e-commerces, todas as informações trafegadas nesse tipo de ambiente estão sujeitas a interceptação e possíveis fraudes. Em caso de extrema necessidade, como por exemplo se estiver em outro país e não conseguir usar dados móveis, utilizar VPN para fazer esse tipo de acesso.
  • Não realizar compras pelo computador ou celular de terceiros. Nunca inserir senhas, números de cartão de crédito, e-mails e outros dados pessoais em aparelhos ou equipamentos que não sejam de responsabilidade própria ou que a procedência da conexão seja desconhecida.
  • Desconfiar de descontos muito grandes ou preços muito baixos. Não clicar em promoções suspeitas ou com preços muito atrativos enviadas por e-mail, Whatsapp ou SMS. Geralmente, esses links redirecionam para um site falso.
  • Para evitar que seja redirecionado para um site falso, o consumidor deve digitar o endereço do site no navegador e não utilizar links salvos no e-mail, nos buscadores ou nos favoritos do computador, pois essas informações podem ter sido alteradas por um cibercriminoso que acessou a máquina por meio de algum vírus/malware.
  • Comprar somente em lojas virtuais conhecidas e com boa reputação. O Procon tem uma lista chamada “Evite esses sites” que pode ser consultada.
  • Manter o antivírus e o sistema operacional sempre atualizados é essencial para manter sua segurança online.

Medidas para aumentar a segurança no home office

  • Não utilizar redes wi-fi públicas ou desprotegidas, já que todas as informações trafegadas nesse tipo de ambiente estão sujeitas a interceptação e possíveis fraudes. É primordial o uso de VPN (Virtual Private Network) para que as equipes se conectem à rede corporativa com segurança.
  • Implantar políticas de restrição de usuários não autorizados às redes corporativas.
  • Orientar as equipes a não acessarem links ou baixarem arquivos de origem desconhecidas. Nesse caso, o ideal é digitar o endereço do site no navegador e não utilizar links salvos no e-mail, nos buscadores ou nos favoritos do computador, pois essas informações podem ter sido alteradas por um cibercriminoso que acessou a máquina por meio de algum vírus/malware.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe para que mais pessoas também façam parte dessa corrente para uma internet mais segura.

Leia mais

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades da UPX!