Blog
HostDime

HostDime


Como a UPX bloqueou mais de 200 Gbps de ataques DDoS 

 

A HostDime

Data center global com soluções em nuvem, servidor dedicado e colocation. A HostDime está no Brasil há 15 anos e conta com uma infraestrutura própria Tier III e atua em outros 7 países com Tier I. Tem em seu portfólio de clientes empresas de diversos segmentos, como portais de notícias, e-commerce, educação e serviços de saúde.

Cenário

Em fevereiro de 2022, a rede da HostDime recebeu ataques DDoS massivos, de grande volume e com perfis complexos e sofisticados. Fato que ocasionou a indisponibilidade do serviço de data center a vários clientes, que sentiram o impacto ao ter sites e outras aplicações indisponíveis, configurando o objetivo do ataque de negação de serviço distribuído.

Desafio 

Rapidamente a HostDime entrou em contato com a UPX. Devido à gravidade do cenário, foi executada uma ativação emergencial do DDoS Defense, a solução anti-DDoS da UPX. Sendo imediatamente criado um canal entre a equipe de Redes da HostDime e o time de Engenharia e Segurança da UPX.

Um grande desafio para HostDime era encontrar uma solução verdadeiramente efetiva, capaz de mitigar totalmente um ataque volumétrico complexo, e com atendimento disponível e imediato, pois o ápice dos ataques ocorreu durante as festividades do carnaval. 

Solução 

Na UPX, além do rápido atendimento, com suporte disponível 24/7, a HostDime encontrou um acompanhamento completo, com implementação de novas formas de mitigação para a adequação de um ambiente com diversos ecossistemas, como página WEB, SaaS e servidores de jogos. Além de análises de diagnósticos e feedbacks de usuários.

Durante a ativação da mitigação, um IP específico estava sofrendo com um ataque de 6,08 Gbps, com uma taxa de 819.832 pacotes por segundo, sendo do tipo TCP. Um ataque como este é mais que o suficiente para superar um firewall de borda.

Ainda no primeiro dia de execução do DDoS Defense, a UPX barrou ataques com mais de 1 milhão de pacotes por segundo (1Mpps). E essa não foi a maior investida. Poucos dias depois, a UPX mitigou a maior volumetria de ataques recebida pela HostDime, com 204,12 Gbps e duração de quase 24 horas, com diversos tipos de protocolos de ataques: IP, UDP, SSDP, UDP-QUIC, TCP, TCP+SYN, DNS e SNMP. 

 Apenas nos primeiros 50 dias de parceria, a UPX atuou na mitigação de mais de 200 ataques DDoS direcionados à HostDime, garantindo total disponibilidade e estabilidade da rede, sem perda de performance ou impacto para os clientes finais.

“Testamos vários serviços de proteção a ataques DDoS, mas nenhum entregava os 3 pilares fundamentais: proteção efetiva, painel funcional e suporte técnico rápido e eficaz. A UPX foi a única que conseguiu entregar com maestria e hoje somos clientes satisfeitos!”

Filipe Mendes, CEO da HostDime

 

 


Data de publicação:

12/05/2022

Compartilhar:

Confira também:

Ataques DDoS baseados no protocolo NTP
Cibersegurança

Ataques DDoS baseados no protocolo NTP

Leia mais

Como um provedor de internet pode expandir sua operação?
Redes

Como um provedor de internet pode expandir sua operação?

Leia mais

DDoS: o que é e como proteger sua rede contra este tipo de ciberataque
Ataques DDoS

DDoS: o que é e como proteger sua rede contra este tipo de ciberataque

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.