Blog
Por trás da cortina: como funciona a nossa mitigação DDoS

Por trás da cortina: como funciona a nossa mitigação DDoS


A mitigação de DDoS tem se tornado, nos últimos anos, uma ferramenta muito importante para lidar com novas ameaças cibernéticas, principalmente nas tentativas de invasão e comprometimento de dados. Em relação a 2020, o ano de 2021 demonstrou aumento de ataques DDoS na casa dos 30%. Se os perigos aumentam em volume e sofisticação, a solução que você usa para se defender também precisa ser eficiente, inteligente e estar sempre em evolução.

Essas são características que fazem parte do núcleo de desenvolvimento da mitigação de DDoS da UPX. Neste post, veja a importância de investir certo e como nosso produto facilita o seu controle de segurança na internet.

Confira!

Qual a importância de uma mitigação DDoS eficiente?

Com mecanismos de ataque se tornando mais acessíveis e eficientes para criminosos, além do crescimento do valor de dados após a entrada em vigor da LGPD, o número de ataques DDoS tem crescido consideravelmente. Esse risco se tornou ainda mais comum durante a pandemia, quando muitas empresas começaram a usar sistemas remotos de gestão e operação — muitas delas sem os devidos cuidados com a cibersegurança.

Os números comprovam isso, como já citamos no começo do texto. Não é apenas a quantidade de ataques, mas a seriedade e a complexidade que ganham ano após ano. É só vermos outro dado alarmante: os ataques DDoS seguidos de extorsão (nos quais o criminoso pede um resgate pelo retorno do acesso aos dados e/ou ao sistema) cresceram 175% entre 2020 e 2021.

O que isso demonstra é que o mercado como um todo vive um momento delicado: empresas sentem uma urgência na digitalização de seus processos, mas não podem entrar na era digital sem as soluções mais adequadas de proteção. Sua empresa também deve acompanhar a evolução dessa tecnologia.

O que a solução da UPX traz de diferente?

Se os ataques DDoS estão cada vez mais sofisticados, cabe às empresas investirem também em produtos de proteção que estejam em constante desenvolvimento, para aumentar sua eficiência e inteligência. Esse é exatamente o foco da UPX. Nosso DDoS Defense é uma solução completa de mitigação ao ataque de negação de serviço, oferecendo análise instantânea de tráfego e monitoramento avançado de possíveis ameaças.

O maior diferencial da nossa mitigação de DDoS está no desenvolvimento de uma Inteligência Artificial especializada em comportamento de trânsito de dados e aprendizado constante por Machine Learning. Isso significa que cada tentativa de ataque que você sofre, além de ser bloqueada, se torna mais dados para que o sistema aprenda e garanta ainda mais proteção nos riscos subsequentes. Isso resulta em maior assertividade na análise do tráfego malicioso, sem gerar impacto ao cliente.

O que você ganha com a mitigação DDoS da UPX?

Ter um serviço de mitigação DDoS é fundamental para empresas na era digital. Contudo, contar com uma solução aquém das capacidades de cibercriminosos acaba por criar brechas ainda mais perigosas no seu sistema, já que muita dessa vulnerabilidade só será identificada quando o ataque já tiver sido bem-sucedido.

O DDoS Defense é pensado como um produto de proteção completo, com um volume enorme de dados coletados, para monitorar acessos e solicitações com muito mais inteligência. Veja o que você ganha escolhendo a UPX.

Inspeção avançada de tráfego

Com a implementação de IA e ML em nosso desenvolvimento, o software UPX analisa muito mais que grandes variações no fluxo de dados entre seus servidores e clientes. Afinal, se essa variação já é considerável, isso significa que o ataque já está em andamento e a empresa já perdeu tempo precioso de ação.

A inspeção avançada do DDoS Defense consegue analisar até mesmo pequenas anomalias e movimentações suspeitas em seu início — inclusive, aprendendo com esse evento para ser ainda mais eficiente em sua detecção no futuro.

Ação imediata

A grande vantagem dessa inspeção avançada é a velocidade de reação do mitigador para proteger o sistema da empresa. Nossa solução consegue fazer bloqueio de ataque em 5 segundos ou menos. Isso é tão importante para evitar qualquer chance de comprometimento de dados. E ao lidar imediatamente com o ataque, você impede que sua rede se torne instável ou indisponível para seu público.

Análise individualizada de pacotes

Essa sofisticação da solução UPX vem da capacidade da Inteligência Artificial de analisar, em tempo real, todo e cada pacote enviado aos seus servidores. Além de identificar rapidamente que algo não está certo, cada análise é um novo padrão reforçado no sistema. Assim, você tem uma proteção em constante evolução e que não exige muito tempo e esforço do departamento de TI da empresa.

Análise de comportamento de tráfego

O grande diferencial da tecnologia UPX é exatamente essa personalização do produto de acordo com a realidade de cada negócio. O DDoS Defense aprende com o seu tráfego e com o comportamento de navegação de seus visitantes/usuários em ambientes virtuais sustentados pelos servidores. Quanto mais tempo você usa a solução, mais precisa ela fica para identificar e bloquear ataques em segundos. É um produto feito para evoluir sempre um passo à frente dos criminosos.

Qual a diferença entre contar mitigação de DDoS com trânsito nacional e internacional?

Terminamos com mais um dos benefícios do DDoS Defense, que preferimos separar em seu próprio tópico, devido à sua importância. Muitos profissionais buscam soluções fora do Brasil para esse tipo de proteção. No entanto, na era digital, esse tipo de escolha tem um impacto negativo, que pode ser significativo para a sua empresa.

Vivemos em um tempo no qual consumidores exigem agilidade e confiança nas redes e aplicações, lojas virtuais, nos sites institucionais e nos produtos digitais com os quais têm contato. A velocidade de resposta do servidor pode fazer muita diferença. Nesse sentido, a métrica mais importante é a latência

Quando a empresa usa uma solução com trânsito internacional, essa ação de mitigação roteia todos os pacotes para POPs fora do Brasil, mesmo que a solicitação seja feita por alguém daqui. Esse vai e vem de dados aumenta consideravelmente a latência, que se transforma em tempo de espera do usuário para cada ação que ele faz dentro do seu site ou produto.

Já o DDoS Defense, da UPX, conta com trânsito nacional, perto dos seus servidores. Mesmo que a solicitação venha de fora, o pacote será capturado e analisado aqui. Somando isso à velocidade de análise da solução, o resultado é uma mitigação DDoS muito segura, sem que isso afete o seu negócio.

Que tal conhecer mais sobre essa solução e conversar com um de nossos especialistas sobre a implementação? Visite agora o site da UPX


Data de publicação:

17/02/2022

Compartilhar:

Confira também:

Não seja vetor de ataques DDoS: veja como proteger a sua empresa!
Cibersegurança

Não seja vetor de ataques DDoS: veja como proteger a sua empresa!

Leia mais

Entenda como funciona o gerenciamento de logs
Geral

Entenda como funciona o gerenciamento de logs

Leia mais

Tudo sobre firewall como serviço
Cibersegurança

Tudo sobre firewall como serviço

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.