Blog
NFT, blockchain e metaverso: o futuro da internet com essas tecnologias

NFT, blockchain e metaverso: o futuro da internet com essas tecnologias


Você sabe quais são as tecnologias que mudarão o futuro da internet? Tendências como blockchain, NFT e metaverso estão ganhando as discussões sobre TI nos últimos anos. Para qualquer empresa, portanto, entender como elas funcionam é fundamental para aproveitar boas oportunidades.

Preparamos este conteúdo para ajudar você a compreender melhor como blockchain, metaverso e NFT mudarão a internet do futuro. Boa leitura!

O que é blockchain?

O termo blockchain surgiu junto com as primeiras criptomoedas. Ele pode ser definido como um bloco de dados com criptografia que permite o armazenamento de informações em um registro público. Cada bloco conta com uma assinatura digital criptografada, o que o torna imune a fraudes.

Em outras palavras, o blockchain é uma cadeia de blocos de dados interligados por hashs (códigos alfanuméricos gerados automaticamente). Os hashs funcionam como impressões digitais dos blocos anteriores. Desse modo, se uma modificação não autorizada for realizada, o hash é corrompido e todos os usuários do blockchain podem identificar a fraude.

O blockchain é utilizado principalmente para registrar transações em criptomoedas. Ele atua, nesse contexto, como um grande “livro razão”: armazenando todas as transações feitas pela rede de criptomoedas, o blockchain garante que nenhuma fraude ocorrerá durante as transações financeiras.

No ambiente corporativo, o blockchain pode ser utilizado para salvar informações sensíveis. Sendo assim, as empresas podem trocar bancos de dados tradicionais pela tecnologia, a fim de que registros estratégicos ganhem maior controle e flexibilidade.

O que é NFT?

NTF é a sigla para non-fungible token, ou token não fungível, em uma tradução livre. Esse termo é utilizado para descrever um bem diferenciado, geralmente digital, que possui dados que o torna único. Se considerarmos a ideia de “token” como algum tipo de símbolo, o NTF é um token não é fungível, ou seja, que não pode ser substituído por outro token similar.

Cada informação diferente gravada em um NFT muda a sua característica e faz com que ele seja um produto diferente dos outros. Nesse sentido, os NFTs são associados a uma obra de arte: eles são únicos e não podem ser trocados por outros produtos.

Como estão armazenados principalmente em meios digitais, os NFTs podem ser vários itens. No geral, o termo é aplicado para produções artísticas como imagens, fotografias, tweets, memes e músicas. Eles podem ter a sua posse repassada para qualquer pessoa e não necessariamente contam com uma representação física.

O NFT é uma novidade do futuro da internet que está diretamente conectada ao blockchain. O registro de quem é o dono de cada NFT existente está vinculado a cadeias de blockchain imutáveis, como é o caso das criptomoedas. Dessa forma, é possível comercializar o NFT sem grandes dificuldades, utilizando processos transparentes, seguros e robustos.

Como o blockchain é uma espécie de livro razão público, não há como duas pessoas terem o mesmo NFT. Qualquer tentativa de alterar a sua posse indevidamente ficará registrada na rede. Assim, ativos digitais podem ser comercializados com segurança e privacidade.

A popularização dos NFTs permitiu que artistas digitais ganhassem novas formas de venderem as suas obras. Cada token pode receber informações como contratos inteligentes, que atribuem dados como identidade do proprietário, link seguro e metadados. Isso deu muito mais segurança para os profissionais do setor, que agora podem receber pelo seu trabalho sem grandes riscos de fraudes.

Muitos artistas e empresas já embarcaram na onda dos NFTs. A cantora Grimes, por exemplo, vendeu algumas obras de artes digitais por leilão utilizando esse esquema. Já a banda Kings of Leon digitalizou um álbum utilizando a tecnologia.

Há muitas pessoas que estão comprando NFTs. Os grupos se dividem entre os entusiastas da nova tecnologia, os investidores (que buscam ativos em NFT que possam se valorizar ao longo dos próximos anos) e colecionadores interessados em itens com valor técnico e artístico especial. Todos estão contribuindo para ampliar a presença do NFT no futuro da internet.

O que é metaverso?

Metaverso é o termo utilizado para ambientes online em que pessoas trocam ideias convergindo a realidade física com o espaço virtual. Em outras palavras, ele funciona como um ambiente de realidade virtual, em que interações acontecem a partir da execução de ações no mundo físico. Assim, é possível “unir” diferentes pessoas, em diferentes ambientes, com facilidade.

O conceito de metaverso já existia há algumas décadas, especialmente em discussões de ficção científica e do universo cyberpunk. Com o avanço das tecnologias de realidade virtual, conexão de internet e processamento gráfico, essa ideia foi direcionada para o mundo tecnológico. Afinal, ela permite que empresas em regime de trabalho remoto implementem novas culturas corporativas, mais flexíveis, inovadoras e dinâmicas.

No ambiente corporativo, o metaverso deve ser implementado para facilitar reuniões e regimes de trabalho compartilhados, em que times estejam em diferentes locais. Cada profissional contará com um avatar e equipamentos que permitam a ele conversar e trocar dados com os seus companheiros de equipe. Desse modo, projetos e rotinas corporativas diárias ganharão muito mais agilidade e flexibilidade.

O metaverso também pode ser utilizado por empresas para criarem experiências para os seus consumidores. Negócios serão capazes de desenvolver ambientes virtuais para que seus clientes interajam com a marca de um modo mais convergente sem sair de casa. Esse é o caso, por exemplo, da loja da TIM no metaverso, que será utilizada para vender NFTs.

Como essas novidades afetarão o futuro da internet?

Para qualquer negócio que pretende se manter à frente da concorrência, ficar por dentro das novidades do seu setor é algo crítico. A empresa deve estar sempre atenta a oportunidades de fazer investimentos inovadores e inteligentes. Nesse sentido, tecnologias como blockchain, NFT e metaverso serão fundamentais para o futuro da internet e de quem faz vendas na rede.

Essas tecnologias fornecerão muitas oportunidades para negócios inovarem e reforçarem sua marca em seus setores de atuação. Empresas poderão criar experiências de compra inteligentes, dinâmicas e convergentes. Assim, será possível destacar-se diante da concorrência como um negócio inovador e alinhado com as tendências tecnológicas do nosso tempo.

Independentemente do tipo de investimento realizado por sua empresa, ficar de olho no que mudará com o futuro da internet é crucial. Nesse sentido, a recomendação é contar com apoio especializado para fazer apostas promissoras e estratégicas. A UPX reúne os melhores profissionais para ajudar sua empresa a pensar no futuro.

Quer saber como podemos apoiar você para que faça o melhor investimento em TI? Então, entre em contato com a UPX!


Data de publicação:

09/03/2022

Compartilhar:

Confira também:

RPKI: o que é, como funciona e quais são suas vantagens?
Redes

RPKI: o que é, como funciona e quais são suas vantagens?

Leia mais

DoS ou DDoS: a diferença e o impacto que eles causam
Ataques DDoS

DoS ou DDoS: a diferença e o impacto que eles causam

Leia mais

Gerenciamento de processos: como aplicar em seu provedor
Geral

Gerenciamento de processos: como aplicar em seu provedor

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.