Blog
O que é Load Balance e quais seus benefícios? Confira

O que é Load Balance e quais seus benefícios? Confira


A necessidade de aplicação de novas arquiteturas e tecnologias, por conta das evoluções tecnológicas, se faz cada vez mais presente. As empresas buscam continuamente soluções para melhorar a produtividade, a competitividade e o acesso aos seus serviços pelos consumidores. O Load Balance é um dos recursos que mais contribui para tais melhorias. 

Como você vai ver, esse modelo de distribuição de tráfego pode incluir vários servidores, para garantir maior disponibilidade e desempenho de um sistema. Bastante utilizado em ambientes corporativos (e outros sistemas em geral) com altas exigências de conexão à rede de Internet para funcionar, o Load Balance também pode ser útil na redução do custo total da operação. 

Isso ocorre porque a tecnologia permite o uso adequado dos recursos computacionais disponíveis naquele momento e evita sobrecargas indevidas nos servidores principais para não comprometer a disponibilidade. 

Se você quer saber mais sobre como esse recurso vem sendo aplicado, continue sua leitura e aproveite o nosso conteúdo!

O que é Load Balance?

Load Balancing (ou “balanceamento de cargas de tráfego” em tradução livre para o português), também chamado de Load Balance, é um termo usado para descrever a capacidade de um determinado sistema distribuir o tráfego gerado por vários servidores ou rede de computadores em uma única conexão à Internet. 

Sua implementação reduz significativamente os efeitos do volume de tráfego, fornecendo uma melhor experiência aos usuários finais, além de outras otimizações que você vai descobrir no decorrer deste artigo.

Qual a funcionalidade desse modelo de distribuição de tráfego de rede?

Imagine-se uma pessoa proprietária de um comércio virtual ou aplicativo e deseja fazer uma grande promoção. Suponha que seja esperado, após concluídas as ações de publicidade, cerca de 20 vezes ou mais o número de acessos do que o normal durante o período do evento de descontos. 

Será mesmo que a infraestrutura em que seu serviço é hospedado atualmente vai suportar esse aumento de tráfego?

O Load Balancing do seu sistema é o que vai definir como será realizada a distribuição dos volumes de dados trafegados durante as conexões e utilizadas para balanceá-las entre os outros servidores que você utiliza. Essa ação busca reduzir significativamente os efeitos do alto volume de tráfego da rede, fornecendo uma melhor experiência para quem acessa o seu serviço — mesmo em horários de pico.

Sabe quando falamos sobre a necessidade de escalabilidade em sistemas de Tecnologia da Informação? O Load Balancing serve justamente para que seus desenvolvedores possam aplicar essas soluções conforme seja necessário para os seus negócios, podendo aumentar indefinidamente o número de usuários atendidos.

Em quais sistemas essa tecnologia é aplicada? Como implementá-la, na prática?

A estratégia do Load Balancing pode ser aplicada em qualquer sistema que necessite distribuir tráfego entre diversos servidores para melhor manutenção das conexões ativas e futuras. 

Alguns exemplos são os sistemas de hospedagem de sites (serviços de web hosting) e as aplicações baseadas na nuvem (cloud computing), como redes sociais e lojas virtuais — assim como os sistemas totalmente alocados em VCNs (Redes Virtuais na Nuvem).

Ou seja, para implementar essa tecnologia em seus sistemas, o melhor a ser feito é buscar por profissionais e parcerias especializadas, principalmente aquelas que operam nas implementações e processos de back-end de seu sistema. 

O planejamento adequado das modificações também é muito importante, pois, a depender do modelo de armazenamento e processamento de dados que você já tem à disposição, será possível economizar — ou pode precisar mudar toda a infraestrutura para conseguir os melhores resultados.

Quais são as vantagens da utilização do Load Balance?

Você conferiu até agora algumas das principais vantagens desse modelo. A seguir, buscaremos entender os detalhes que fazem com que esses benefícios sejam cada vez mais aplicados em sistemas corporativos do mundo todo. Confira, na sequência, o que essa tecnologia vem trazendo para os empreendedores que fazem uso dele em seus sistemas.

Maior disponibilidade dos seus serviços

O servidor é a máquina que armazena os arquivos e executa as solicitações dos usuários da internet. Quando um navegador faz uma requisição para um site, o servidor recebe a solicitação, analisa o código do site e serve a página correspondente de volta para o navegador. 

Ao utilizar o Load Balance, sua aplicação busca com esse recurso dividir os blocos de dados transferidos entre a aplicação e um único servidor para dois ou mais servidores.

Ele faz isso distribuindo as solicitações por meio de algoritmos de balanceamento de carga dinâmicos (Menos Conexões, Menos Conexões Ponderadas, Tempo de Resposta Ponderado e Baseado em Recursos) ou estáticos (Round Robin, Round Robin ponderado e IP Hash), garantindo uma melhor experiência aos usuários, pois não há tempo de espera mesmo com vários usuários simultâneos. Ao utilizar o Load Balance, você pode escalar muito mais facilmente seus servidores de acordo com a demanda e evitar sobrecargas.

Redução dos efeitos de alto volume de tráfego

O volume de tráfego é o total de dados transmitidos através de uma rede em um determinado período. O Load Balance reduz significativamente os efeitos de um inesperado volume de tráfego alto que poderia causar lentidão para os usuários e até mesmo desconexão de seus serviços. 

É dessa forma que o Load Balancing vai ajudar o seu sistema no oferecimento de uma melhor experiência aos usuários finais, sendo a aplicação de recentes tecnologias, cujo propósito é dar a garantia do perfeito funcionamento de um sistema e possibilita que o usuário deixe de perceber qualquer diferença na rede durante seus acessos.

Concluindo, entendemos que o Load Balance acaba sendo uma excelente ferramenta para aumentar a disponibilidade e reduzir os efeitos de um volume alto de tráfego na sua infraestrutura. Além disso, distribuir o tráfego dessa maneira ajuda o recebimento de solicitações de forma segura para o processamento, o que garante uma melhor experiência para seus usuários com baixo risco de desconexão ou indisponibilidade.

Gostou de saber mais sobre a tecnologia de Load Balance e como ela pode ser utilizada para melhorar a acessibilidade de seu serviço? Agora, que tal ajudar mais pessoas a entenderem os benefícios que esses novos recursos podem trazer para as empresas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

 

 


Data de publicação:

21/09/2022

Compartilhar:

Confira também:

Minimize os impactos de um ataque DDoS de maneira emergencial
eBooks

Minimize os impactos de um ataque DDoS de maneira emergencial

Leia mais

Qual a importância de ter um plano de Disaster Recovery?
Cibersegurança

Qual a importância de ter um plano de Disaster Recovery?

Leia mais

Gerenciamento de processos: como aplicar em seu provedor
Geral

Gerenciamento de processos: como aplicar em seu provedor

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.