Blog
O que é SD-WAN e como funciona?

O que é SD-WAN e como funciona?


SD-WAN — Software-Defined Wide Area Network ou software de gerenciamento de rede de longa distância, em português — é uma solução cujo objetivo é simplificar o gerenciamento e a operação de uma WAN. Basicamente, a SD-WAN usa um software, em nuvem ou no local, que direciona o tráfego para aplicativos na nuvem. 

A partir dessa solução, o gestor passa a contar com uma abordagem automatizada para fazer a administração da conectividade da rede corporativa, em uma aplicação na qual é possível criar uma WAN híbrida de forma rápida e inteligente — com base em políticas de aplicativos, prioridade do circuito WAN ou condições de rede.

Neste post, vamos entender melhor como funciona a SD-WAN e quais são os benefícios de adotar esse modelo de gerenciamento. Confira!

Quais são os tipos de arquitetura?

Veja, abaixo, quais são os principais tipos de arquitetura SD-WAN, suas características e os benefícios que cada uma pode trazer para o desempenho e a proteção da rede.

Arquitetura on-premises
A arquitetura on-premises, como o nome sugere, tem como característica a presença de um dispositivo de SD-WAN de forma local — ou o uso de um roteador que consiga executar a modelagem de tráfego em tempo real, a partir de seu local. Por ser local, esse dispositivo não se conecta a um gateway de cloud, ficando conectado apenas aos locais da empresa.

Arquitetura baseada em cloud
Diferentemente do modelo anterior, a arquitetura com base em cloud tem como característica o uso de um dispositivo de SD-WAN que se conecta a um gateway em nuvem. A partir desse gateway, é possível se conectar com os principais provedores de serviços em nuvem, como Microsoft Azure, AWS, entre outros. Tudo isso contribui para otimizar o desempenho das aplicações em nuvem usadas em sua empresa.

Arquitetura baseada em cloud — com backbone
A arquitetura com base em cloud com backbone SD-WAN tem como característica a presença de um dispositivo de SD-WAN local. A função desse dispositivo é fazer a conexão da estrutura local da empresa até o ponto de presença de rede mais próximo do provedor de SD-WAN.

Quais são os benefícios de adotar uma solução SD-WAN?

Agora que já conhecemos melhor o funcionamento da SD-WAN, vamos conhecer seus benefícios e como as empresas podem otimizar seus processos a partir da adoção dessa solução. Acompanhe!

Melhor desempenho e disponibilidade
Com o SD-WAN, a empresa passa a contar com alta disponibilidade nos acessos das principais aplicações usadas pela corporação, tendo vários links ativos para todos os cenários de rede. Isso acontece porque o software consegue ter um controle sobre o tráfego de aplicação, que oferece um controle dinâmico capaz de reconhecer cada aplicação e entregar o melhor resultado possível para melhorar a experiência do usuário.

No quesito disponibilidade, é interessante mencionar a velocidade para a entrega dos serviços no device exercendo o papel de CPE (equipamentos de instalações do cliente) por meio de um deploy dos serviços adicionais solicitados pelo cliente. Por exemplo, no modelo tradicional (sem recursos de virtualização), o cliente precisa aguardar a empresa no qual contratou os serviços enviar um novo CPE que seja capaz de executar as funcionalidades desejadas, já no modelo SD-WAN a empresa contratada consegue entregar os serviços em poucos minutos, por meio de um deploy no CPE já instalado no cliente.

Maior segurança
Com o SD-WAN, você passa a contar com controle de acesso em tempo real, além de políticas de reconhecimento de aplicações que trabalham com segmentação de ponta a ponta. Outro fator que reforça a segurança e a proteção integrada contra ameaças é manter o tráfego seguro em todos os ambientes, seja na banda larga ou na nuvem. Você conta com segurança DNS e NGAV, além do NGFW para os endpoints remotos e filiais, com segurança distribuída.

Interface de gerenciamento intuitiva
Ao contar com um painel de gerenciamento centralizado e intuitivo, o gerenciamento se torna simplificado. Assim, o profissional responsável pode fazer a configuração e o gerenciamento de WAN, da segurança e da nuvem de forma desburocratizada. Além disso, o gestor passa a ter acesso a relatórios precisos de aplicações e desempenho da própria WAN, podendo fazer análises preditivas de antecipação de largura de banda necessária para garantir bom desempenho, produtividade e sucesso dos negócios.

Esperamos que, após a leitura deste conteúdo, você tenha entendido o que é SD-WAN, como funciona e os benefícios de contar com essa solução em sua empresa. Com as corporações cada vez mais imersas na transformação digital e apostando em sistemas e infraestruturas virtualizadas, trabalhar com modelos tradicionais e anacrônicos de gerenciamento de rede pode prejudicar o crescimento e a segurança da sua empresa.

Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter e receba novidades em primeira mão!


Data de publicação:

10/11/2022

Compartilhar:

Confira também:

O mapa dos ataques DDoS no Brasil
Ataques DDoS

O mapa dos ataques DDoS no Brasil

Leia mais

8 benefícios da SD-WAN para sua empresa
Redes

8 benefícios da SD-WAN para sua empresa

Leia mais

Redes neutras: o que são e suas vantagens
Redes

Redes neutras: o que são e suas vantagens

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.