Blog
Por que cibercriminosos enviam malwares?

Por que cibercriminosos enviam malwares?


Malware, em linhas gerais é qualquer software projetado sob intenção maliciosa, com finalidade de causar danos aos sistemas em que é instalado. Neste artigo, você vai entender por que os cibercriminosos enviam malwares. Confira!

Por que os malwares são enviados?

Um malware é transmitido para uma rede por objetivos variados, que podem ser:

  • Gerar sobrecarga na rede, tornando sistemas, websites, servidores, dados e elementos de redes indisponíveis.
  • Coletar dados e informações confidenciais dos usuários da rede para uso ilegal;
  • Fazer o sequestro de dados importantes e pedir o resgate em troca das informações roubadas;
  • Danificar ou desabilitar computadores, sistemas operacionais e/ou qualquer dispositivo ou software conectado a essa rede.

A identificação desses ataques permite que a empresa tenha medidas protetivas mais eficientes e capazes de mitigar os riscos dos crimes cibernéticos.

Como proteger a sua rede de ataques cibernéticos?

A ação de malwares não é restrita a uma única região ou a um único contexto ou motivação. A prova disso é que a todo o momento temos notícias de ataques cibernéticos em várias regiões do mundo com os mais diversos contextos e motivações dos cibercriminosos que os realizam.

Por isso, é preciso implementar ações mais efetivas para a proteção de sua rede contra os invasores, pois, com o avanço da tecnologia no ambiente virtual, é fundamental ter o controle de dados e informações do seu negócio.

Para melhorar esse cenário, em síntese, você pode implementar estratégias de proteção da sua rede, tais como:

  • Investir em profissionais qualificados para o desenvolvimento e a implantação de sistemas anti-malware, entre outros para o monitoramento e gestão da cibersegurança na sua empresa;
  • Seguir as boas práticas operacionais amplamente difundidas na literatura que vão desde ações preventivas nos sistemas e elementos de rede até as ações de monitoramento constante do seu tráfego;
  • Realizar o mapeamento dos riscos; 
  • Promover treinamentos, para garantir a qualificação constante e evolução dos profissionais envolvidos.
  • Implementar, publicar e manter atualizada com fluxos de revisão constante, uma política de uso aceitável dos recursos computacionais e de rede da empresa.
  • Ter uma política de classificação de dados e testes para identificação de ameaças;
  • Integrar diversas camadas de hardware e software com a finalidade de filtragem, manutenção do estado e uso dos softwares, análise do tráfego de rede, contextualização do tráfego para tomada de decisão.

Uma das alternativas que mais contribuem com as empresas em relação à proteção e a prevenção contra os diversos tipos de ataques são sistemas integrados e profissionais especialistas em cibersegurança. Veja, a seguir, a melhor solução para as demandas da sua rede.

Quais as melhores soluções para a proteção do seu sistema?

Para quem deseja uma rede muito mais segura e confiável, o AI-Secure XDR da UPX é uma das melhores soluções para esse processo de controle e mitigação de riscos.

O AI-Secure XDR oferece muitas vantagens, como proteção e alerta para blocos de IP, permite o controle do tráfego de rede em tempo real e informa ao usuário sempre que houver uma tentativa de ataque por diferentes tipos de malware.

Com isso, promove uma melhor visibilidade e análise dos riscos, aumentando as possibilidades de proteção e garantindo a autonomia dos processos e das operações da empresa.

Ficou interessado nesta solução? Então, acesse o nosso site para conhecer melhor esse recurso e invista em uma rede mais segura e confiável.

 

 


Data de publicação:

08/09/2022

Compartilhar:

Confira também:

Aumento de DDoS com a chegada do 5G: o que fazer, afinal?
Ataques DDoS

Aumento de DDoS com a chegada do 5G: o que fazer, afinal?

Leia mais

Quais os impactos e desafios da LGPD?
Cibersegurança

Quais os impactos e desafios da LGPD?

Leia mais

Streaming com HTTPS: conheça os benefícios
Performance

Streaming com HTTPS: conheça os benefícios

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.