Blog
Protocolo HTTP e HTTPS: você sabe para que serve?

Protocolo HTTP e HTTPS: você sabe para que serve?


A busca por uma navegação mais segura é, historicamente, uma das maiores demandas para os usuários da internet, o que faz com que padrões e normatizações tenham sido adotados de forma a trazer maior proteção dentro dos ambientes da web. Pensando nisso, resolvemos preparar um post explicando para que serve a autenticação HTTP e falando sobre suas diferenças para o HTTPS.

Com o passar do tempo, procedimentos e protocolos para assegurar as atividades de internautas e negócios sediados no universo online se tornam imprescindíveis, sobretudo nas trocas de dados entre clientes e servidores, feitas nos mais diversos navegadores disponíveis no mercado. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue sua leitura!

Afinal, o que é a autenticação HTTP?

A sigla HTTP vem do inglês e quer dizer Hypertext Transfer Protocol. Em uma tradução para o português, isso significa algo como “Protocolo de Transferência de Hipertexto”. Caso você ainda não tenha percebido, essas letras aparecem sempre que você entra em um site da internet, na frente do endereço normal da página.

Na realidade, o HTTP age na transferência de dados, sendo considerado a base de comunicação de dispositivos em rede, utilizando padrões e normatizações em processos de requisição e resposta no intercâmbio de informações entre clientes, seus navegadores e servidores (inclusive entre eles mesmos), sendo usado em diversas aplicações e APIs da web.

Como funciona o HTTP?

Como dissemos, o HTTP é um dos padrões em que se baseia o funcionamento da internet e existe desde os anos 90. Na prática, quando um usuário envia uma solicitação a um servidor, como o endereço de uma página de uma empresa, por exemplo, o navegador a exibe de volta na forma do site, com informações em formato, imagens e outros tipos de mídia.

Cada solicitação é processada de maneira independente e o HTTP usa o TCP (Protocolo de Controle de Transmissão) para garantir uma transmissão mais confiável. Por outro lado, existe uma versão criptografada do protocolo, que é o HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure), que vem sendo cada vez mais usado em tempos de muitos ataques cibernéticos e instabilidade no meio cibernético. 

Qual é a diferença entre HTTP e HTTPS?

Por fim, como dissemos, a principal diferença entre a autenticação HTTP e a HTTPS está relacionada com a questão da segurança. O “S” da sigla, inclusive, é justamente para Hypertext Transfer Protocol Secure, tendo em vista que a versão da autenticação conta com uma camada de protocolo de rede adicional, chamada de SSL – Secure Sockets Layer.

Com isso, os dados passam a ser transmitidos por meio de uma conexão que é completamente criptografada, além da autenticidade do servidor e do usuário serem verificadas. Nos dias de hoje, cada vez mais páginas estão utilizando o formato de HTTPS, até porque o Google e outros mecanismos de busca priorizam sites que ofereçam uma melhor experiência para o internauta.

Como você pôde ver, a autenticação HTTP é o padrão da internet, mas o HTTPS vem ganhando mais espaço para proporcionar mais segurança para o usuário.

Gostou de aprender o que é e para que serve a autenticação HTTP? Quer conferir outros conteúdos como este em primeira mão? Então, que tal seguir nossas páginas no Facebook, no Instagram e no LinkedIn?


Data de publicação:

20/04/2022

Compartilhar:

Confira também:

Diferenças: mitigação DDoS com trânsito nacional e internacional
Ataques DDoS

Diferenças: mitigação DDoS com trânsito nacional e internacional

Leia mais

Formbook no ranking mundial de malwares
Cibersegurança

Formbook no ranking mundial de malwares

Leia mais

Entenda quais os prejuízos causados por vírus no roteador e como evitar!
Redes

Entenda quais os prejuízos causados por vírus no roteador e como evitar!

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.