Blog
Como a UPX pode ajudar o seu provedor a crescer?

Como a UPX pode ajudar o seu provedor a crescer?


O mercado para o crescimento de novos ISPs no Brasil vem ganhando cada vez mais oportunidades, principalmente entre serviços pequenos, médios e locais. Acelerado pela pandemia, o setor viu um aumento considerável na adesão de novos contratos de 2020 para cá.

E dentro desse cenário, você deve se perguntar: como fazer meu provedor crescer? A chave para essa pergunta está principalmente em segurança, eficiência, desempenho e disponibilidade.

É por isso que se proteger de ataques é fundamental para quem quer mais sucesso para o seu ISP. Com ajuda de Jonas Carvalho, Gerente de Engenharia e Segurança de TI na UPX, preparamos este artigo para mostrar a você a importância de investir em proteção contra DDoS. Confira!

O que são ataques DDoS

A sigla DDoS significa Distributed Denial of Service, ou Negação de Serviço Distribuída. É um tipo de ataque cibernético altamente escalável que utiliza dispositivos submissos (também conhecidos como zumbis) ao redor do mundo para sobrecarregar os servidores da empresa com pedidos de acesso, causando instabilidade e até a indisponibilidade de sites, serviços e produtos digitais.

O caso mais comum de uso de DDoS tem a ver com a negação de um serviço prestado pela internet, fazendo com que usuários percam a comunicação com servidores. Como Jonas aponta, isso pode ser feito até por concorrentes de um ISP novo no mercado.

Há também os ataques de negação utilizados com o objetivo de invadir ou comprometer os dados da empresa — Jonas cita o termo “nuvens de fumaça”: “O criminoso usa o ataque DDoS para chamar a atenção da TI de uma empresa. Durante esse ataque, são feitas outras tentativas por engenharia social e outros processos de intrusão que podem passar despercebidos em um momento de mobilização total”.

Ou seja, o DDoS é um dos riscos mais comuns para empresas na internet, tanto como objetivo de desestabilização como meio para ataques ainda mais perigosos. E para ISPs, em que a conexão com a internet é o seu produto, essa preocupação se torna ainda mais relevante.

Quais os prejuízos esse tipo de ataque pode gerar para provedores

Os ISPs são alvos cada vez mais frequentes de DDoS, acompanhando o crescimento do setor, que traz mais valor para tentativas de extorsão, concorrência mais acirrada e, muitas vezes, desleal, além do despreparo de alguns players que entram no mercado.

E como já citamos, a confiabilidade e estabilidade da conexão de um ISP é o seu maior termômetro competitivo. Um provedor que enfrenta indisponibilidade e uma conexão que cai com frequência acaba criando uma imagem negativa na experiência de uso do consumidor.

E isso é ainda mais relevante quando analisamos a responsabilidade do ISP como intermediário entre usuários finais e o resto do mundo. A vulnerabilidade à ataques pode resultar em questões mais sérias de interceptação e comprometimento de dados, algo ainda mais significativo com a entrada em vigor da LGPD.

É possível minimizar esses prejuízos?

Como Jonas afirma, é impossível impedir que ataques DDoS aconteçam, já que são feitos a partir de uma inundação de acessos legítimos, porém direcionados. “O que se pode fazer é identificar rapidamente, tratar e remediar esses ataques”.

Portanto, a única forma de se precaver e garantir a segurança do provedor é investindo em automação e inteligência no monitoramento.

A melhor resposta para o DDoS é o controle de acesso antes que ele inunde o servidor com requisições. Isso pode ser feito limitando esse tráfego, passando-o por um intermediário de análise, ou até aumentando momentaneamente a capacidade da infraestrutura para que ela consiga absorver o ataque sem que isso cause estresse na comunicação de usuários reais.

Geralmente, as duas estratégias são utilizadas em conjunto dependendo da seriedade do risco e do volume utilizado na tentativa de comprometimento da empresa. Seja qual for a solução, o fundamental para minimizar prejuízos de DDoS é sempre agir o quanto antes for possível.

E, mesmo que seja inevitável alguma instabilidade, o ISP precisa ter um bom plano de contingência e comunicação, para retomar a normalidade com urgência e conseguir manter os clientes informados sobre a situação.

Como fazer meu provedor crescer com a UPX

É pensando nessa necessidade de monitoramento objetivo e respostas rápidas que a UPX se tornou referência no mercado para mitigação DDoS. Nossas soluções se baseiam em tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning conectados a um Data Lake único no país.

Esse grande volume de dados estruturados em uma nuvem de investigação torna nossas soluções capazes de analisar tráfegos de grande magnitude no provimento de banda larga, detectando sinais que apontam para o início de acessos direcionados para negação de serviço antes que eles impactem sua infraestrutura.

O que fazemos é ajudar você a automatizar esse processo, ganhando tempo para agir durante DDoS sem que isso afete o negócio e seus usuários, ou ponha em risco sistema e banco de dados.

Como apontamos lá em cima, a negação de serviço muitas vezes é utilizada com o objetivo de sobrecarregar e tirar a atenção da TI. Quando você conta com uma ferramenta especializada, pode tornar os profissionais de tecnologia mais estratégicos e dar visão de segurança da informação.

Além da robustez de nosso sistema de monitoramento, Jonas ainda aponta como as soluções de mitigação DDoS da UPX foram criadas de maneira a simplificar esse trabalho. A ferramenta é intuitiva, direta e customizável, permitindo que a gestão de bloqueios e análise de indicadores seja toda feita em um só dashboard.

Inclusive, essa simplicidade vem desde a implementação. “Empresas de qualquer setor podem replicar suas regras no FWaaS disponibilizado pela UPX aos seus clientes”, explica Jonas.

Esta não é uma questão apenas de automação de segurança da informação. Como discutimos neste texto, evitar os prejuízos causados por DDoS é vital para o sucesso, disponibilidade e imagem de um serviço ISP.

Portanto, usar tecnologias como a UPX oferece é um passo importante para que a TI precise se preocupar menos em apagar incêndios e pode se dedicar a seu papel mais importante dentro de um negócio no setor.

Para quem se pergunta como fazer meu provedor crescer, a resposta sempre vai vir da visão estratégica dos profissionais de tecnologia. Com uma parceria como a da UPX, essa equipe tem o tempo e as ferramentas que precisa para isso.

Que tal, então, conhecer em mais detalhes as soluções de mitigação DDoS da UPX? Entre em nosso site e fale com nossos especialistas!


Data de publicação:

06/04/2022

Compartilhar:

Confira também:

Guia de infraestrutura e proteção de rede
Redes

Guia de infraestrutura e proteção de rede

Leia mais

Afinal de contas, o que é que é CASB? Entenda!
Cibersegurança

Afinal de contas, o que é que é CASB? Entenda!

Leia mais

95 percentil: entenda sobre esse método de cobrança
Redes

95 percentil: entenda sobre esse método de cobrança

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.