Blog
Redes neutras: o que são e suas vantagens

Redes neutras: o que são e suas vantagens


Diversas empresas que atuam no setor de telecomunicações precisam dispor de uma estrutura que permita fornecer serviços aos seus clientes. É o caso dos provedores de internet que fornecem acesso para sua carteira de clientes. Nesses casos, existe a opção de utilizar uma infraestrutura de terceiros: estamos falando das redes neutras.

Neste artigo, você saberá em maiores detalhes do que se trata esse conceito. Ao longo do texto você conhecerá essa alternativa que permite menores investimentos aos novos entrantes. Além disso, serão apresentados o método de funcionamento e suas vantagens. Confira!

O que são redes neutras?

No momento de implantar uma operação que precise dispor de infraestrutura de telecomunicações, uma empresa pode optar entre dois caminhos. O primeiro deles é investir em uma estrutura própria. Isso envolve estudos de viabilidade, elaboração de projeto, mobilização de equipes e consideráveis investimentos financeiros. Para quem está começando, pode ser uma árdua tarefa.

O outro caminho possível é aproveitar uma infraestrutura já existente e fazer uma parceria com a detentora da rede. Nesse caso, a rede utilizada é chamada de rede neutra. Esse conceito possibilita que um provedor de internet, por exemplo, possa dar início às suas operações sem montar enlaces ópticos. Bastaria “alugar” uma estrutura já existente e passar a oferecer o serviço.

Como as redes neutras funcionam?

O modo de funcionamento de uma rede neutra parte do princípio da existência de um operador. É ele quem deve deter a infraestrutura na qual outras empresas atuarão. Dessa forma, ele é denominado operador neutro.

De acordo com o funcionamento de uma rede neutra, o meio de transmissão é alugado para outras empresas que querem estabelecer uma comunicação com seus clientes. Ao mesmo tempo, essas organizações não querem ter o ônus da manutenção e, por isso, recorrem a um terceiro. O conceito pode ser aplicado independentemente do meio de transmissão em questão.

Quais são as vantagens das redes neutras?

Um grande benefício proporcionado pelas redes neutras certamente é o modelo de negócios que pode ser firmado. Com o aluguel de uma infraestrutura auxiliar, o investimento na operação reduz-se bastante. Isso permite a entrada de mais empresas no setor, contribuindo para a expansão das telecomunicações no país.

Além disso, pode ser dado maior foco em outras áreas do negócio, como atendimento ao cliente e desenvolvimento de aplicações. Com a terceirização do uso de rede, as empresas podem se concentrar em desenvolver atividades que agregarão mais valor ao leque de serviços oferecidos.

As redes neutras são um modelo de negócio que viabiliza a expansão do setor de telecom no país. Ao usar essa forma de estruturação de redes, uma empresa enfrenta uma menor barreira para entrar em determinado mercado. Ainda assim, é preciso investir em segurança da informação, pois os equipamentos internos podem estar sujeitos a ataques. A UPX atua há mais de 18 anos no ramo, provendo diversas soluções de segurança para infraestruturas de telecomunicações, como provedores de internet.

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato e saiba de que forma podemos tornar sua operação muito mais segura!


Data de publicação:

27/07/2021

Compartilhar:

Confira também:

Brasil é o quinto maior alvo de crimes digitais em 2021
Cibersegurança

Brasil é o quinto maior alvo de crimes digitais em 2021

Leia mais

Afinal de contas, o que é que é CASB? Entenda!
Cibersegurança

Afinal de contas, o que é que é CASB? Entenda!

Leia mais

Por que os hospitais são um alvo tão atrativo para ataques DDoS?
Ataques DDoS

Por que os hospitais são um alvo tão atrativo para ataques DDoS?

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.