Blog
Streaming com HTTPS: conheça os benefícios

Streaming com HTTPS: conheça os benefícios


Muitas rádios começaram a incluir sua programação em novas plataformas como Spotify e Deezer. Mas para isso, é necessário um requisito importante. Descubra a seguir qual é esse requisito e suas características:

Segurança nas transmissões

Muitas das empresas que já aderiram ao streaming de áudio passaram a observar que os navegadores de internet começaram a mostrar os sites com um ícone de não seguro ou até uma mensagem de alerta. Para adequar à essa nova realidade, o protocolo https precisou ser incorporado no streaming usado em transmissões online.

Entendendo os protocolos SSL/TLS e HTTPS

Ao colocar um site no ar, uma das primeiras preocupações é configurar o protocolo de segurança Secure Sockets Layer (SSL), ou atualmente o Transport Layer Security (TLS), para que a URL contenha o “https://”, seja identificado nos diferentes buscadores como um site seguro, ajude no ranqueamento e passe uma confiança a mais para os usuários.

O https (Hyper Text Transfer Protocol Secure) é uma extensão do http, com uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS para criar uma comunicação segura entre o cliente e o servidor. Com essa camada adicional, os dados são transmitidos em uma conexão criptografada, garantindo que todos os dados transferidos permaneçam privados.

Ranqueamento de páginas

Garantir a segurança do site é um meio, inclusive, de conseguir um bom posicionamento nos buscadores e garantir credibilidade frente aos usuários. Desde 2014, o Google anunciou que o SSL é um dos fatores que beneficiam o posicionamento dos sites.

Streaming seguro

Para proteger a integridade do conteúdo que o usuário acessa no servidor de streaming e evitar que terceiros capturem dados, as rádios passaram a implementar o https. Um outro benefício que esse protocolo proporciona é o aumento de performance da conexão, já que o SSL/TLS reduz a latência em comparação com o https.

Plataformas digitais habilitadas

Além do ponto principal que é a proteção, as web rádios que possuem https podem incluir seus conteúdos no Spotify e Deezer que exigem esse protocolo de todas as empresas que pretendem utilizar essas plataformas, aumentando assim ainda mais os potenciais ouvintes e geração de novos negócios.


Data de publicação:

11/01/2021

Compartilhar:

Confira também:

EDR vs XDR: saiba as diferenças entre cada solução
Cibersegurança

EDR vs XDR: saiba as diferenças entre cada solução

Leia mais

Tudo sobre firewall como serviço
Cibersegurança

Tudo sobre firewall como serviço

Leia mais

Esclareça as suas dúvidas sobre Blocos de IP
Redes

Esclareça as suas dúvidas sobre Blocos de IP

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.