Fique de olho nas principais tendências de cibersegurança para 2021

Fique de olho nas principais tendências de cibersegurança para 2021

Pense em segurança como investimento e não gasto, não espere insatisfação e perda de confiança de seus clientes para agir.

Você já deve saber que as empresas têm sofrido cada vez mais ataques cibernéticos. Essa questão pode ser justificada com o aumento considerável de pessoas em regime de trabalho remoto, por exemplo, fato que expõe, cada vez mais, as vulnerabilidades das organizações. Dentro desse assunto, conhecer as tendências de cibersegurança para 2021 é crucial.

Com as relações humanas cada vez mais no âmbito digital, a necessidade de  comunicação dentro dessa realidade também é latente e precisa de constante adaptação. A crise mundial ocasionada pela COVID-19 tem trazido grandes desafios para o mundo, principalmente do ponto de vista tecnológico. 

Nesse sentido, é importante que as empresas implementem estratégias assertivas para manter a cibersegurança! Leia sobre as tendências nos próximos tópicos!

Privacidade dos dados

Você já deve estar por dentro das regulamentações de segurança de dados. A LGPD apresenta impactos em todas as empresas. É certo afirmar que, assim como foi com a GDPR, a adaptação para a Lei Geral de Proteção de Dados tem movimentado todos os setores e a tendência é que o assunto se mantenha em alta durante todo o ano de 2021.

Ascensão do phishing

Outra questão que está em crescimento disparado é o phishing (tática criminosa que influencia pessoas a compartilharem informações confidenciais) e as medidas contra essas ações. A prática que não é nova na  internet tem estado ainda mais fortalecida nesses últimos tempos.

Segurança do trabalho remoto

Com a crise da COVID-19, muitas empresas têm adotado o trabalho remoto como medida de proteção e saúde da equipe, porém, como comentado anteriormente, essa mudança tem exposto as empresas a diversas vulnerabilidades cibernéticas.

A tendência da vez é trabalhar para prevenir ataques maliciosos no ambiente cibernético corporativo. Uma das principais movimentações pró-segurança no home office é a adoção da nuvem e a manutenção da segurança nesse ambiente.

Criptografia 

A criptografia - atividade de codificar e decodificar informações para garantir segurança - é essencial para o dia a dia de quem trabalha com TI. Na área de redes, por exemplo, a RPKI (Resource Public Key Infrastructure) é o método criptográfico usado para validar anúncios de rota BGP entre ASN (Autonomous System Number) que está ganhando força no Brasil. 

Não por acaso, esse modelo tem o aval do Internet Engineering Task Force, um grupo internacional aberto voltado à criação de soluções para os problemas ligados à internet. A tecnologia ajuda a proteger a origem da rota e prevenir roubos de prefixo.

Uso de realidade aumentada no treinamento de segurança

A realidade aumentada também é uma estratégia que tem sido bastante implementada nas empresas, ainda mais para treinamentos internos de segurança, eventos que também têm acontecido remotamente.

É essencial que as organizações invistam nessas diferenciações e adaptações para que os colaboradores compreendam os perigos da exposição de dados internos e para que conheçam as melhores práticas relacionadas à cibersegurança.

Proteção contra ataques cibernéticos

Com o aumento da dependência por internet, em 2020 a demanda cresceu de maneira vertiginosa, e com isso os ataques cibernéticos também. No ano passado, a UPX registrou cerca de 493.923 ataques DDoS, quase 3 vezes mais do que o registrado no mesmo período de 2019, 182.896 ataques de negação de serviço. 

Nesse cenário, o investimento em segurança e proteção de rede se faz mais do que necessário. O investimento de forma proativa é primordial para que não haja prejuízos como a paralisação de operações, perda de clientes e de dinheiro.

Agora que você já conferiu as principais tendências de cibersegurança para 2021, é necessário considerar as parcerias que podem apresentar quais soluções são mais eficientes para a sua empresa.

A UPX certamente é a melhor opção para que você possa proteger sua rede de maneira preventiva, não sofra com instabilidades, interrupções e consiga focar no que realmente importa, o crescimento da sua empresa. Entre em contato e conheça os diferenciais sobre cibersegurança!

Leia mais

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades da UPX!
Cadastrado com sucesso! Obrigado.
Oops! Ocorreu um problema, tente novamente.