Blog
WAF: conheça os benefícios

WAF: conheça os benefícios


Pense no e-commerce em que você fez uma compra recentemente ou até mesmo no site da sua empresa. Agora imagine o tamanho do prejuízo financeiro se ele sofresse um ataque. Dependendo do porte da empresa milhões de reais podem estar em jogo ou até mesmo a continuidade dela no mercado. E esses são os principais riscos (incidentes cibernéticos e interrupção dos negócios) apontados por especialistas de 86 países, incluindo o Brasil, na pesquisa Allianz Risk Barometer 2019.

Afinal, o que é o WAF?

O WAF (Web Application Firewall) funciona como uma barreira e atua entre um site ou aplicativo e o restante da internet, bloqueando e protegendo uma aplicação web contra invasões, Spammers, DDoS, Injeções SQL, IPS com baixa reputação global, HTTP Smuggling, tag PHP aberta em páginas, Session Hijacking,direcionados à camada de aplicação. Seu principal objetivo é deter qualquer tipo de exposição de dados não autorizada em aplicações baseadas na web.

Monitorar, filtrar e bloquear

Essas são as ações que o WAF realiza de forma automática para impedir que o tráfego de dados potencialmente malicioso possa entrar em uma aplicação a partir de regras customizadas que protegem contra diversas ameaças como spammer, IPS com baixa reputação global, SQL Injection, HTTP Smuggling, tag PHP aberta em páginas, Session Hijacking, ataques DDoS.

Como o WAF protege contra ataques à camada de aplicação? 

O Web Application Firewall é implementado na proteção de sites e aplicativos como um proxy reverso, ele possui um filtro escalável que pode aplicar um conjunto de regras para uma conversa https, com o objetivo de proteger a aplicação e bloquear ataques comuns à camada de aplicação antes que eles alcancem os servidores de hospedagem.

Utilização

Além dele ser muito utilizado por e-commerces, ele é recomendado para qualquer tipo de site, blog e aplicativos de celulares, pois também protege contra manipulação de conteúdo exibido (pixação), por exemplo.

Benefícios de implementar um WAF

O WAF protege de forma customizada a camada de aplicação e otimiza custos, pois reduz o consumo de banda, infraestrutura e recursos operacionais, uma vez que filtra o tráfego proveniente de ataques que um site ou aplicativo recebe.

Resumindo: o Web Application Firewall aumenta a segurança, gera ganho de performance para o site ou aplicação e evita prejuízos financeiros causados por ataques. Implementar um WAF faz toda diferença!


Data de publicação:

11/01/2021

Compartilhar:

Confira também:

Os 5 maiores ataques DDoS já registrados
Ataques DDoS

Os 5 maiores ataques DDoS já registrados

Leia mais

Por que é importante monitorar sessões BGP? Entenda aqui!
Redes

Por que é importante monitorar sessões BGP? Entenda aqui!

Leia mais

Saiba como proteger o armazenamento de dados na empresa
Cibersegurança

Saiba como proteger o armazenamento de dados na empresa

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.