Blog
O que é o modelo zero trust? Saiba como adotá-lo

O que é o modelo zero trust? Saiba como adotá-lo


Blindar a rede e nuvem da empresa é fundamental para mantê-la protegida contra a ação de agentes exteriores mal-intencionados. Porém, as estratégias populares de segurança de TI, como a adoção de Firewalls e VPNs, não são mais suficientes para evitar ataques cibernéticos. Foi pensando nisso que surgiu o modelo zero trust, que tem como finalidade ampliar a proteção dos ativos armazenados em nuvem.

À medida que o número de usuários conectados à nuvem aumenta, o serviço acaba ficando mais exposto e vulnerável. Com isso, os parâmetros tradicionais de segurança não conseguem barrar todas as ameaças que atacam o sistema. Neste post, você vai entender o que é e como adotar o modelo zero trust. Confira!

Afinal, o que é o modelo zero trust?

Traduzido do inglês para o português, o termo ‘’zero trust’’ significa ‘’confiança zero’’. Trata-se de uma estrutura de segurança que reforça a empresa. Isso ocorre por meio da remoção da confiança implícita e estabelecimento da autenticação estrita de usuário, o que também se estende aos dispositivos conectados à rede.

Esse modelo parte do princípio de que a maioria das vulnerabilidades surgem quando a companhia deposita demasiada confiança tanto nos seus colaboradores quanto nos dispositivos. Para isso, a ferramenta de nenhum usuário, independentemente de estar autorizado a se conectar à rede, deve ser visto como plenamente confiável, haja vista que eles podem apresentar algum comprometimento, sem ao menos saber disso.

A implementação do modelo implica na identidade e autenticação de todos os dispositivos utilizados na rede, não só daqueles que estão dentro do perímetro coberto pela empresa. A partir da limitação de quais áreas da companhia podem acessar arquivos e dados privilegiados de cada segmento da rede, é possível diminuir consideravelmente as brechas para invasão de hackers.

Qual é a origem desse modelo?

A primeira pessoa a usar o termo zero trust foi o analista John Kindervag (atual CTO de Campo da Palo Alto Networks), no ano de 2010, quando ele era analista e pesquisador da Forrester Research. Não demorou muito para que grandes empresas que fornecem serviços em nuvem, como Google e Cisco, adotassem o modelo. Conforme o surgimento de novas aplicações de nuvem, o uso da estrutura conquistou mais espaço no mercado tecnológico.

O uso de aplicativos, como Shopify, Service Now, Salesforce, DocuSign, Atlassian, Workday, Box e Slack se tornaram imprescindíveis para as companhias que executam as suas atividades online, já que contribuem positivamente para a produtividade dos colaboradores, além de serem escaláveis e não exigirem capital inicial.

Apesar dos seus benefícios, essas aplicações também trouxeram prejuízos para o modelo de segurança tradicional baseado no parâmetro corporativo, pois ela não consegue suportar os acessos remotos dos aplicativos. No período da pandemia da Covid-19, o problema se tornou ainda maior, visto que as pessoas tiveram que trabalhar de casa, o que aumentou os riscos da rede.

Como adotar o modelo zero trust?

A implementação do modelo zero trust permite que o seu negócio inove, porém a agilidade pode ser comprometida, uma vez que o zero trust possui segurança extra para autenticar usuários e validar as atividades dentro de um ambiente controlado.

O conceito zero trust pode ser administrado por API ou integração com SIEM e ferramentas que automatizam o fluxo de trabalho.

Isole a infraestrutura da rede da internet pública

Deixar as aplicações internas e infraestrutura para acesso à internet expostas aumentam as chances de ataques DDoS e de outros ciberataques. Assim sendo, o primeiro passo é isolar a arquitetura de aplicações, bem como os canais de acesso à internet pública para que não possam ser visualizados por hackers.

Ative o WAF para proteger as aplicações corporativas

Em muitos casos, os agentes mal-intencionados utilizam a engenharia social, como redes sociais e e-mails, para jogar ‘’iscas’’ e induzir os usuários a clicar em links com vírus. Abrir um desses links é o suficiente para infectar a máquina e colocar a rede em risco.

Para manter essas ameaças longe, é fundamental ativar o Web Application Firewall (WAF), que é capaz de blindar os dados e aplicações internas diante de ataques de injeção de SQL, falsificações de solicitação de um site para o outro e de arquivos corrompidos.

Coloque regras de autenticação antes de fornecer acesso

Geralmente, as plataformas concedem acesso assim que o usuário insere a senha correta, sem checar a sua identidade. Todavia, credenciais fracas trazem vulnerabilidade para a rede. Antes de liberar o acesso à rede, é indicado solicitar autenticação multifator, que acrescenta uma taxa extra de verificação e segurança.

Em meio a tantas ameaças cibernéticas e a frequente necessidade de inserir novas aplicações na sua rede, adotar o modelo zero trust fortalece a segurança da sua empresa, permitindo que os colaboradores possam executar as suas atividades, de qualquer lugar, sem colocar a rede e dados do negócio em risco.

Agir com antecedência ajuda a eliminar ameaças digitais antes que se propaguem e causem danos.


Data de publicação:

29/09/2021

Compartilhar:

Confira também:

ASN: qual é a sua importância para os ISPs? Entenda aqui
Geral

ASN: qual é a sua importância para os ISPs? Entenda aqui

Leia mais

Webinar UPX: como se manter competitivo no mercado de ISPs
Geral

Webinar UPX: como se manter competitivo no mercado de ISPs

Leia mais

O que fazer em caso de um ciberataque?
Cibersegurança

O que fazer em caso de um ciberataque?

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.