PURGE E PREFETCH – CONHEÇA AS FUNCIONALIDADES

,

A CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo) acelera a velocidade de carregamento das páginas através de um processo denominado cache. Esse processo armazena o conteúdo do site em diversos servidores localizados ao redor do mundo, para que possa ser entregue ao usuário pelo servidor que estiver geograficamente localizado mais próximo a ele.

Caso o cliente queira renovar o cache do conteúdo, é necessário esperar o tempo definido pelo max-age ou forçar o purge nos servidores da CDN.

Purge

Fazer purge do conteúdo nada mais é do que realizar a limpeza do cache na CDN. Isso serve para que o conteúdo do site seja atualizado nos servidores caso o cliente opte por fazer alterações antes do período de expiração de cache definido (max-age). É possível, a qualquer momento, aplicar purge no que deseja renovar.

Por exemplo, se o cliente definiu o parâmetro max-age para expirar o cache a cada 1 mês, todas as alterações que ele fizer no site durante esse período não serão renovadas nos servidores da UPX antes desses 30 dias, ou seja, os usuários continuarão acessando o conteúdo cacheado (não atualizado).

Caso opte por fazer mudanças no site antes desse prazo (trocar uma imagem ou alterar conteúdo incorreto, por exemplo), o purge serve para que o conteúdo antigo seja deletado dos servidores e o novo conteúdo seja cacheado em seu lugar. Com isso, os usuários terão acesso ao site atualizado.

Prefetch

O prefetch é uma tática de otimização de performance no qual o conteúdo que será acessado pelo usuário é pré-cacheado nos servidores da CDN. Sem essa opção, o conteúdo novo que foi aplicado ao site só é cacheado nos servidores da CDN quando o primeiro usuário fizer a requisição desse conteúdo.

Por exemplo, se o cliente alterou o conteúdo do site (imagem de alguns produtos no e-commerce) para uma nova campanha promocional, mesmo que faça o purge, ele só será cacheado nos servidores da CDN quando o primeiro usuário fizer a requisição.

Para otimizar esse processo e acelerar ainda mais a entrega do conteúdo desde o primeiro acesso, o prefetch cacheia o novo conteúdo nos servidores da CDN antes de qualquer requisição, proporcionando uma melhor experiência de navegação desde o primeiro acesso do usuário.

Fale com nossos especialistas e conheça a CDN da UPX Technologies!

UPX Technologies | Fale conosco