Saiba como agir rapidamente durante atividades suspeitas contra sua empresa na Internet

,
atividade-suspeita na internet

Casos de golpes com sites falsos acontecem diariamente por todo o mundo, causando prejuízos milionários tanto para os consumidores quanto para as empresas. Recentemente, milhares de pessoas foram vítimas de uma fraude por meio de aplicativos de mensagens via mobile, que solicitava o preenchimento de um cadastro em um site e pedia o compartilhamento do link com mais dez amigos para receber a bonificação: um vale-compras no valor de R$ 70 em uma grande rede de fast-food. Após isso, o usuário deveria efetuar o download de aplicativos para concluir a validação do voucher malicioso. Ao realizá-lo, o aparelho estava infectado e vulnerável para outras ações dos criminosos.

Esse golpe infectou mais de 100 mil pessoas até que a empresa se manifestasse, informando que o vale não era verdadeiro e que a ação se tratava de uma atividade maliciosa. Nessa situação, o site que solicitava o preenchimento do cadastro possuía um link parecido com o original, o que aumentava a credibilidade dos fraudadores.

A demora em identificar a ação dos bandidos e a tomar as devidas providências em casos como este pode trazer sérios danos à imagem de uma companhia. O mercado corporativo tem de se conscientizar que o investimento em segurança digital não deve ser focado apenas na integridade de seus arquivos e documentos e na disponibilidade de seus serviços. Os riscos dos fãs da marca também devem ser considerados e mitigados quando envolvem o nome da instituição.

Para prevenir todas essas situações, as empresas podem realizar uma política rigorosa de backup ou acesso à rede. Todos os colaboradores, clientes e fornecedores precisam estar alinhados sobre à segurança da informação, com acesso a sistemas de inspeção que colaborem com o monitoramento em tempo real e a notificação de alertas para aprimorar a proteção da infraestrutura ao detectar futuras ameaças. Em caso de violação, a empresa é orientada a tomar medidas de defesa. Outra saída são instituições especializadas que publicam relatórios sobre possíveis golpes.

Assim como um chamado para os serviços de emergência no mundo físico, no ambiente digital a agilidade também é fundamental para a contenção de dados e a garantia da saúde dos sistemas. O investimento em prevenção deve ser visto como uma importante ação para contenção de despesas, afinal, cada minuto de um ataque virtual pode gerar severos prejuízos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário abaixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *