Blog
Monitoramento de rede: veja quais são as melhores ferramentas

Monitoramento de rede: veja quais são as melhores ferramentas


Existem determinadas empresas que dependem totalmente de suas aplicações na internet. É o caso de muitos e-commerces e de organizações que provêm serviços de tecnologia. Para essas empresas fazer o monitoramento de rede não é uma opção, e sim, uma questão de sobrevivência. Isso decorre da necessidade de estar sempre disponível para seu público-alvo.

É sobre esse assunto que o presente artigo trata. Ao ler o texto, você saberá melhor qual é o conceito de monitorar uma rede. Saberá também por qual razão isso é tão importante, além de conhecer as principais ferramentas do mercado que desempenham essa tarefa.

Não espere mais e leia agora mesmo!

O que é o monitoramento de rede?

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais os dispositivos se tornam integrados. Um dos exemplos mais fortes nesse sentido é a internet das coisas (IoT), que faz com que eletrodomésticos consigam se conectar. Sendo assim, cada vez mais as redes têm dispositivos conectados.

Além disso, existe também o campo das aplicações de software. Um servidor, por exemplo, precisa fazer várias operações para autenticar seus usuários. Como forma de fazer com que tudo ocorra sem problemas, faz-se necessário o monitoramento de rede. Por meio dele, é possível saber de antemão se o desempenho de uma rede está totalmente dentro dos conformes de modo que a empresa não pare de operar.

Qual é a importância desse monitoramento?

O monitoramento é capaz de proporcionar grandes vantagens a um negócio, como uma alta velocidade na resolução de problemas. As ferramentas atuais já têm a funcionalidade de mostrar o dispositivo que está causando problemas em determinado momento.

Além disso, o monitoramento também identifica novas oportunidades de negócio, permitindo manter a escalabilidade. Tudo isso mantém a performance do empreendimento, seja na venda de novos produtos (como um e-commerce) ou na prestação de serviços.

Quais são as ferramentas de monitoramento de rede?

Acompanhe alguns exemplos de sistemas que monitoram uma rede.

Zabbix

Trata-se de um software open source, ou seja, é um programa de computador de código aberto, que monitora até mesmo os pequenos dispositivos constantes em uma infraestrutura de TI. Além disso, o Zabbix é muito bom para criar indicadores de desempenho que mostram a performance de uma determinada aplicação. Sua principal vantagem comparada a outras ferramentas, como o Nagios, é a facilidade de criar objetos que serão monitorados. Outro diferencial é que não é necessário uma curva de aprendizado muito longa. O Zabbix também dispõe de API, que permite a integração com outras soluções, como: Grafana, Graphite e Prometheus.

Nagios

Assim como o Zabbix, este software também é open source. O Nagios monitora serviços e dispositivos de rede, e se diferencia de outras ferramentas, como o Zabbix, pela enorme disponibilidade de plugins e alto poder de customização. É uma plataforma excelente, porém exige uma curva de aprendizado grande.

Cacti

É um dos sistemas mais intuitivos que existem hoje no mercado, sendo possível fazer o acompanhamento de uma rede por meio de gráficos. Ele também monitora o uso da banda de internet e de CPU, além de qualquer elemento que faça parte da rede em questão.

Apesar das diferenças entre os softwares citados, todos se ajustam perfeitamente com outras soluções que podem complementar seu monitoramento. Um bom exemplo disso é a integração destas plataformas para envio de alertas via e-mail ou através de comunicadores instantâneos como Telegram e SMS.

Fazer o monitoramento de rede é uma atividade essencial para todas as empresas que precisam preservar o desempenho de suas aplicações no meio virtual. Essa é uma questão muito sensível para organizações que têm suas operações exclusivamente pelos meios digitais, pois elas não podem ficar indisponíveis. Para que uma tragédia dessas não ocorra, é preciso ficar de olho. Quanto mais cuidado se tem com o serviço prestado, maiores são as chances de sucesso no mercado.


Data de publicação:

10/08/2021

Compartilhar:

Confira também:

Os IPs acabaram! CGNAT solução ou problema na internet banda larga?
Redes

Os IPs acabaram! CGNAT solução ou problema na internet banda larga?

Leia mais

Amplificação de DNS: o que é e como se proteger?
Ataques DDoS

Amplificação de DNS: o que é e como se proteger?

Leia mais

Não seja vetor de ataques DDoS: veja como proteger a sua empresa!
Cibersegurança

Não seja vetor de ataques DDoS: veja como proteger a sua empresa!

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.