Blog
Ataques DDoS baseados no protocolo NTP

Ataques DDoS baseados no protocolo NTP


O protocolo NTP é um protocolo de rede que permite a sincronização dos relógios de computadores, servidores e outros dispositivos. Foi desenvolvido pelo engenheiro e professor David L. Mills da Universidade de Delaware e tem usado constante e continuamente desde 1985.

Neste artigo vamos trazer mais detalhes sobre esse protocolo e a relação dele com os ataques DDoS. Confira!

O que significa protocolo NTP

Network Time Protocol ou Protocolo de Tempo para Redes é o padrão que permite a sincronização de relógios de variados dispositivos (computadores, roteadores, dispositivos IoT) e servidores conectados a uma rede, a partir de referências de tempo confiáveis.

O protocolo NTP é responsável por manter o relógio de um dispositivos sincronizado com a hora sempre certa e com exatidão. Além disso, ele define uma série de algoritmos utilizados para consultar os servidores, calcular a diferença de tempo e estimar um erro e ajustar o relógio local.

Diversos softwares e sistemas se utilizam das características básicas do tempo (sempre avança, não pára e não volta atrás) e necessitam da correta configuração do relógio para operar. Eles podem ter seu funcionamento comprometido se o relógio do computador inesperadamente passar a indicar um horário errado, especialmente se for um horário no passado. O NTP, se corretamente utilizado, é capaz de garantir as propriedades necessárias ao relógio do computador para o bom funcionamento das aplicações.

Ataques DDoS

Os ataques DDoS ou ataques de negação de serviço, visam sobrecarregar um sistema com um volume elevado de tráfego. Esses ataques podem ser realizados utilizando vários métodos, mas o objetivo é sempre o mesmo: causar a indisponibilidade no alvo por meio do excesso de tráfego.

Os ataques DDoS são extremamente problemáticos, pois podem interromper serviços essenciais e causar danos significativos às empresas afetadas. Além disso, esses ataques podem ser extremamente difíceis de detectar e mitigar, pois os invasores geralmente utilizam vários dispositivos para realizar o ataque.

Protocolo NTP e ataques DDoS

Uma das maneiras de executar esse tipo de ataque é por amplificação NTP, um método de ataque volumétrico baseado em reflexão, no qual o ofensor explora o protocolo NTP de um servidor com uma quantidade amplificada de tráfego UDP, ocasionando a indisponibilidade do serviço.

Os ataques de amplificação exploram a diferença de largura de banda que vem do ofensor e o servidor ou aplicação alvo. Quando essa diferença entre a quantidade de tráfego é ampliada por muitas solicitações, o volume de tráfego resultante pode interromper a infraestrutura de rede.

Para se defender contra um ataque DDoS, é importante ter uma compreensão dos métodos utilizados pelos invasores. Além disso, é importante ter um plano de ação para mitigar os efeitos do ataque caso ele aconteça. Por fim, é importante monitorar o tráfego para detectar quaisquer anomalias que possam indicar um ataque em andamento e contar com uma solução anti-DDoS.

Esperamos que, após ter lido este post, você tenha entendido um pouco melhor o que significa o protocolo NTP e os ataques DDoS.


Data de publicação:

06/09/2023

Compartilhar:

Confira também:

Caso Cloudflare: BGP Hijacking ou erro operacional?
Redes

Caso Cloudflare: BGP Hijacking ou erro operacional?

Leia mais

Qual é a vantagem de se conectar a um IX ou PTT
Redes

Qual é a vantagem de se conectar a um IX ou PTT

Leia mais

Guia sobre ataques cibernéticos: uma introdução sobre o assunto
Cibersegurança

Guia sobre ataques cibernéticos: uma introdução sobre o assunto

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.