Blog
O papel da Inteligência Artificial na evolução da cibersegurança

O papel da Inteligência Artificial na evolução da cibersegurança


A inteligência artificial vem se tornando cada vez mais ativo crucial para as organizações que utilizam a automação para aumentar a produtividade e eficácia de seus processos. Conforme a transformação digital avança sobre as empresas, deixando-as cada vez mais dependentes de seus ativos de TI, há também, infelizmente, uma evolução da sofisticação das violações de dados. Nesse cenário a IA pode ser uma ferramenta poderosa na proteção contra ataques cibernéticos.

Neste post, vamos entender melhor como funciona a Inteligência Artificial e como essa tecnologia pode ser importante para a cibersegurança. Confira!

O que é Inteligência Artificial?

Podemos definir a inteligência artificial como uma ampla gama de tecnologias que têm como objetivo simular o processo de inteligência humana por meio de sistemas computacionais e informações inseridas.

Há modelos avançados de IA, com algoritmos cada vez mais voltados para simular a tomada de decisão similar a inteligência humana, que ela pode gerar novos conhecimentos com base em mecanismos que permitem adquirir, armazenar, processar e aplicar conhecimentos anteriores.

Para que você entenda a abrangência do termo Inteligência artificial, nas linhas abaixo, vamos conhecer os principais modelos de IA que estão sendo desenvolvidos, utilizados e aprimorados, que são: 

  • Redes neurais — modelos de algoritmos que permitem que o software de IA aprenda com dados observados e coletados;
  • Machine learning — usam processos estatísticos que permitem que o software aprenda em vez de ser programado para uma tarefa;
  • Sistemas especializados — oferecem níveis de capacidades de resolução de problemas em áreas específicas;
  • Deep learning — são os mais amplos, permitindo que o software aprenda com base em dados em vez de algoritmos pré-programados.

Qual é a influência da IA na segurança cibernética?

Agora que você está mais familiarizado com o significado e aplicações da inteligência artificial, vamos ver seus usos na segurança cibernética e a sua importância para ser um antídoto aos algoritmos criados pelos criminosos virtuais. Confira! 

Viabiliza a automatização do monitoramento
Para monitorar efetivamente as ameaças à sua rede, você terá que processar e classificar muitos dados estruturados e não estruturados. Fazer isso de forma manual, utilizando um software comum, mesmo que você contrate várias pessoas para verificar, além de ser muito demorado, não dará a certeza de que nenhum dado significativo foi ignorado. Felizmente, você pode automatizar o processo de monitoramento de ameaças usando IA preditiva. 

Isso torna o processo livre de erros humanos e mais econômico a longo prazo — do que seria que você tivesse que contratar funcionários para verificar seus dados manualmente. Além disso, a IA, por meio de análise preditiva, além do monitoramento em tempo real, consegue analisar a tendência nos dados para reduzir a probabilidade de ataques cibernéticos e o temido ransomware — ou, pelo menos, limitar significativamente os danos e perdas que eles causam.

Melhora a gestão de riscos e a resposta a incidentes
Outra vantagem do uso da inteligência artificial na cibersegurança é a possibilidade de verificar grandes volumes de dados para fornecer decisões racionais ao enfrentar uma ameaça iminente. Esse método de análise preditiva possibilita a tomada de decisão data-driven, com informações valiosas de segurança cibernética que você pode usar ao deferir estratégicas ou os melhores caminhos para a resposta a incidentes.

Detecta e previne riscos cibernéticos
O principal benefício de usar a IA para otimizar a segurança cibernética são seus processos de detecção e previsão de risco que, quando bem desenvolvidos, podem se tornar significativamente avançados. O sistema inteligente realiza a tarefa com mais eficiência e fluidez do que a verificação manual humana e os algoritmos restritivos baseados em regras.

Esse processo altamente eficiente é baseado nas capacidades de aprendizagem da IA, que permite que as empresas encontrem anomalias, avaliem os riscos dessas novas anomalias e criem previsões de riscos futuros.

Por exemplo, os recursos de detecção de risco de sua IA preditiva podem detectar problemas com o gerenciamento de atendimento ao cliente recém-integrado de suas contas de mídia social. Ele também pode fornecer previsões, como a frequência com que anomalias como essa ocorreriam se nenhuma solução fosse aplicada.

Potencializa a prevenção contra violações
Uma violação de dados, mesmo que pequena, pode custar a uma empresa milhões de reais, sendo que boa parte delas pode ser descoberta no início — antes de se tornarem uma avalanche de problemas. 

Entre os principais motivos que levam a essas violações, podemos incluir as credenciais comprometidas, falta de cuidado no uso de e-mail corporativo, phishing, engenharia social e informações internas mal-intencionadas. 

Embora boa parte desses problemas possa ser mitigada a partir de um uso consciente e intencional das ferramentas digitais com boas políticas de segurança, ter a Inteligência artificial como aliada só agrega como mais uma camada de proteção, que vai agir exatamente onde o humano não conseguir de fato identificar a ameaça de violação.

Existem vulnerabilidades em softwares que nem os fabricantes conhecem e, portanto, não criar mecanismos para anulá-las em suas atualizações. Os criminosos virtuais são especializados em encontrar essas vulnerabilidades e utilizam para forçar seus ataques. A inteligência artificial preditiva tem o potencial para identificar essas mudanças de padrão, mesmo que mínimas provocadas pela tentativa de ataque aos dados.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância da Inteligência artificial para a evolução da cibersegurança. As empresas modernas e voltadas para a transformação digital estão utilizando os dados como fonte primária para a tomada de decisão, ou seja, garantir a sua segurança é proteger a capacidade de crescimento dos negócios.

Gostou do conteúdo? Então, siga a nossa página do Facebook e receba em primeira mão as nossas novidades

 

 


Data de publicação:

20/10/2022

Compartilhar:

Confira também:

ASN: qual é a sua importância para os ISPs? Entenda aqui
Geral

ASN: qual é a sua importância para os ISPs? Entenda aqui

Leia mais

Monitoramento de rede: veja quais são as melhores ferramentas
Redes

Monitoramento de rede: veja quais são as melhores ferramentas

Leia mais

Mitigação DDoS da UPX: por que devemos ativá-lo juntos?
Produtos UPX

Mitigação DDoS da UPX: por que devemos ativá-lo juntos?

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.