Blog
O que é anti-DDoS? Entenda, neste post!

O que é anti-DDoS? Entenda, neste post!


Se você tem um negócio, precisa saber o que é anti-DDoS e entender por que essa é uma solução indispensável. Desde o início da pandemia, os ciberataques aumentaram em todo o mundo. O Brasil é um dos países foco desse tipo de ação criminosa. Neste post, esclarecemos como acontecem os ataques DDoS, quais são as suas consequências e o que você pode fazer para evitá-los.

Quer ficar por dentro do assunto? Continue a leitura!

Como acontecem os ataques DDoS?

Os ataques DDoS, basicamente, tem como finalidade sobrecarregar uma rede ou um sistema. Hoje, é o modelo de ataque mais usado em todo o mundo. Entretanto, é importante que você entenda que ele não é uma invasão ao seu sistema.

No entanto, isso não significa que ele seja menos perigoso: muito pelo contrário. Basicamente, há três categorias de ataques DDoS. Por isso, você deve saber quais são eles, até para garantir a melhor escolha de anti-DDoS para sua empresa.

A seguir, veja quais são elas.

Amplificação

Nos ataques DDoS de amplificação, para agir, os hackers usam servidores memcached mal configurados. Isso permite que o ataque seja potencializado em até 52 mil vezes. Já imaginou se seu provedor sofrer esse tipo de ação maliciosa?

Protocolo

Nos ataques de protocolo é comumente usado o SYN-Flood. Nele, o hacker envia uma sequência de requisições do tipo SYN ao alvo. Para tanto, ele usa servidores de IP ilegítimos. Como consequência, há uma sobrecarga do limite de conexões TCP (Transmission Control Protocol, ou Protocolo de Controle de Transmissão). Isso gera a indisponibilidade do servidor, impedindo que usuários legítimos acessem a rede.

Aplicação

Nas ações maliciosas DDoS de aplicação, o hacker tem como foco o servidor HTTP do alvo. Assim, ele envia diversas solicitações ao mesmo tempo. Então, o site cai, ou seja, fica fora do ar. Se você trabalha com vendas em uma loja virtual, por exemplo, seus clientes reais não vão conseguir comprar.

Quais as consequências de um ataque DDoS?

Os ataques DDoS não tem como finalidade expor ou roubar dados dos usuários. Contudo, ao deixar um sistema indisponível, ele deixa o seu negócio exposto a diversas consequências negativas, que podem ressoar por um longo prazo. No caso do exemplo citado da loja virtual, por exemplo, além da perda de receita no momento do ataque, há a diminuição do ticket médio ao decorrer do tempo.

Isso porque o seu cliente vivenciou uma experiência negativa. Ele perde a confiança na sua marca, sente-se inseguro pela situação e, também, insatisfeito por não ter conseguido fazer a compra. A tendência é que ele não volte a fechar negócio com a sua marca. Devido ao evento, ele ainda se torna um detrator da sua loja, fazendo propaganda negativa para quem poderia se tornar um consumidor.

Como proteger sua empresa desses ataques?

A verdade é que não há como proteger a sua empresa se você não investir em segurança da informação. É preciso fazer um diagnóstico do seu negócio e criar um plano de ação para fortalecer essa frente. Não é somente uma solução que vai resolver, mas um conjunto de boas práticas que, juntas, criam uma fortaleza para que a operação da sua empresa aconteça em alta performance.

Esse é um aspecto que você deve pensar tanto por questão financeira, do impacto no momento que o ataque acontece, como para garantir conformidade com a Lei Geral da Proteção de Dados, a LGPD. Anteriormente, falamos que os ataques DDoS não têm por finalidade roubar informações, lembra? No entanto, se o seu negócio está exposto a esse tipo de ação, com certeza, o risco de invasão e quebra de sigilo acontecer também existe.

Anti-DDoS: a sua empresa precisa dessa solução

Dentre as ações essenciais que devem fazer parte do seu pacote de combate a esses ataques é indispensável contar com a solução anti-DDoS. Esse recurso faz uma inspeção e análise de tráfego individual. Isso traz mais precisão no diagnóstico e na identificação de ataques maliciosos, quando comparado com o modelo que considera a amostragem.

Por meio de algoritmos inteligentes, é possível identificar os ataques. A inspeção é feita após a duplicação do tráfego e avalia cada pacote. Assim, o tráfego malicioso, ou seja, feito pelos hackers é eliminado do fluxo de informação. Somente os IPs legítimos são enviados aos switches e roteadores do cliente.

O que considerar ao comprar o anti-DDoS?

Na hora de buscar por uma solução anti-DDoS, você deve ter em mente que é um investimento necessário para o crescimento sustentável da sua empresa. A partir desse mindset, é interessante que você faça benchmarking com outras marcas, para entender quais foram as dificuldades delas e o que buscaram no mercado.

O ponto crítico que não pode faltar como critério de escolha é a reputação do fornecedor da solução anti-DDoS. Você precisa investigar como é a experiência de outros clientes com a empresa, avaliar se ela oferece suporte contínuo e quais são os benefícios do serviço. Afinal, não adianta implementar uma solução sem torná-la sustentável.

Como a UPX pode ajudar o seu negócio?

A UPX é referência em mitigação de ataques DDoS. Em mais de duas décadas de atuação, possuímos uma rede global de ampla conectividade e em constante expansão. Com propriedade intelectual própria, a UPX desenvolve soluções para monitoramento, identificação, tratamento e prevenção de incidentes cibernéticos. Destacamo-nos como uma empresa pioneira, inovadora e disruptiva na área de segurança cibernética, contando com a experiência de profissionais engajados na proteção da internet global e de seus usuários.

Temos a melhor solução anti-DDoS do mercado para proteger o seu negócio. O nosso DDoS Defense garante para sua empresa segurança contra as maiores ameaças, por meio da mitigação em nuvem e alta capacidade.

Quer conhecer melhor a nossa solução? Acesse o nosso site para falar com um de nossos especialistas!


Data de publicação:

03/12/2021

Compartilhar:

Confira também:

Qual é a importância de ser um Sistema Autônomo?
Redes

Qual é a importância de ser um Sistema Autônomo?

Leia mais

Esclareça as suas dúvidas sobre Blocos de IP
Redes

Esclareça as suas dúvidas sobre Blocos de IP

Leia mais

DDoS: o que é e como proteger sua rede contra este tipo de ciberataque
Ataques DDoS

DDoS: o que é e como proteger sua rede contra este tipo de ciberataque

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.