Blog
DDoS: o que é e como proteger sua rede contra este tipo de ciberataque

DDoS: o que é e como proteger sua rede contra este tipo de ciberataque


Atualmente, com o avanço da tecnologia, os empreendimentos estão cada vez mais ativos na internet e com um fluxo de informações cada vez mais crescente. O maior desafio enfrentado no mundo dos negócios — e que se percebe em escala global — é em relação à segurança e proteção de redes e dadosE é sobre os ataques na rede que vamos falar neste artigo. O DDoS é a sigla para Distributed Denial of Service, ou, em português, Negação de Serviço Distribuído, e basicamente se refere aos ataques cibernéticos que acontecem em muitas redes na internet. Neste artigo você vai saber mais sobre quais as melhores soluções para se proteger e manter sua rede segura. Continue sua leitura para conferir.

O que é um ataque DDoS? 

Por trás de todo crime virtual há uma finalidade que gera danos e prejuízos muitas vezes irremediáveis para uma empresa ou sistema conectado à rede que sofreu este ataque. Neste sentido, os ataques DDoS têm como objetivo gerar sobrecarga em servidores para deixar seus serviços indisponíveis aos usuários da rede. O DDoS acontece de acordo com as seguintes etapas:

  • Primeiro, os servidores são sobrecarregados por tráfego falso;
  • Logo, os recursos da rede, memória e processamento começam a se esgotar gradativamente e
  • Por fim a rede fica indisponível e os usuários já não conseguem mais ter acesso.

Para que esse tipo de crime aconteça é necessário que um grande volume de atacantes estejam atuando sobre esta rede enviando requisições de acesso até que servidores ou páginas da internet sejam derrubados. 

A execução desses ataques na rede são realizadas por botnets, programados por hackers e que infectam os sistemas com uma alta demanda de pedidos falsos e acessos massivos para que os serviços sejam tirados do ar. As consequências dessa ação podem ser danosas, pois acarretam a perda de informações importantes e na interrupção dos serviços de rede.

05 Tipos de ataques DDoS

A seguir você vai conhecer 05 tipos de ataques DDoS e entender como eles são praticados e de que forma são prejudiciais para a rede ou sistemas conectados. Confira!

1. DNS Amplification

O ofensor envia uma grande quantidade de consultas DNS a servidores válidos usando o IP da vítima como origem. Todo o tráfego retorna diretamente ao alvo sem o consentimento dela e acaba saturando a rede.

2. UDP Flood

Acontece com o mesmo objetivo de sobrecarregar a rede, só que com uma particularidade que é enviando um volume alto de pacotes UDP (User Datagram Protocol) com distribuição de um volume enorme de informações enviadas de forma rápida, deixando o servidor muito mais lento e até mesmo provocando oscilações na rede.

3. NTP Flood

NTP (Network Time Protocol) é um tipo de ataque em que são enviados pacotes válidos, mas falsos. Ou seja, um grupo grande de endereço de IP envia as solicitações e, como os endereços de IP parecem verídicos, o host fica tentando responder às demandas fazendo com que os sistemas se reiniciem continuamente até que caiam ou sejam retirados do ar.

4. SYN Flood

Acontece nas trocas entre clientes, host e servidor. Ou seja, o cliente realiza uma requisição em que o host é o responsável por avaliar as sessões estabelecendo a ação com o servidor. Nesse processo, o ataque acontece por meio de IPs falsos e a constante repetição desse processo gera um fluxo de informações tão grande que o sistema não consegue armazenar e analisar os pacotes recebidos. Com essa demanda acontecendo sobre o servidor, os acessos são interrompidos para os usuários da internet.

5. VoIP Flood

Este tipo de ataque tem por objetivo, também impedir o uso da rede, mas por meio do envio de solicitações falsas que são originadas de diversos IPs diferentes com a finalidade de prejudicar serviços VoIP. Nessas solicitações estão misturados os pedidos falsos com os verdadeiros e isso acaba comprometendo toda a infraestrutura de acesso da rede.

Quais são os prejuízos causados pelos ataques DDoS?

O DDoS pode causar danos e prejuízos para atividades que necessitam de acesso contínuo da internet, como provedores de internet e telecom, por exemplo. Dentre os danos gerados podemos pontuar:

  • Rede indisponível,
  • Afeta serviços essenciais online,
  • Aumento na abertura de chamados para reclamações,
  • Aumento no cancelamento,
  • Consequente perda de receita, etc.

Como é possível notar acima, os danos não estão relacionados somente ao acesso e a indisponibilidade dos serviços de redes, mas também na interferência real e direta nas atividades da empresa que precisam ser interrompidas, gerando insatisfação ao cliente e afetando de forma significativa o financeiro da empresa. É por este motivo que ações efetivas precisam ser implantadas nos empreendimentos para minimizar os riscos na rede e promover a proteção de dados e informações da empresa em caso de ataques cibernéticos.

Qual a melhor solução para o seu negócio?

A UPX é referência em proteção DDoS no Brasil e conta com uma equipe especializada no desenvolvimento de soluções para a proteção de sua infraestrutura de rede que oferecem as seguintes vantagens no investimento:

  • Diagnóstico da rede para mitigação DDoS, para minimizar os riscos de ataques;
  • Otimização de rotas, para tornar o tráfego mais efetivo;
  • Bloqueio de ataques em até 05 segundos para impedir sobrecarga aos servidores e
  • Personalização nos processos de mitigação com sistema intuitivo e automatizado.

A UPX pensou na solução completa para a sua empresa e além da solução de segurança para redes, tem atendimento prontificado e em português, com serviços de consultoria sobre segurança de redes totalmente gratuita. O painel de gestão do DDoS Defense além de intuitivo, engloba outras funções como o monitoramento de ASNs e XDR (Extended Detection and Response).

Agora que você já sabe onde encontrar a melhor solução do mercado para promover a proteção da sua infraestrutura de rede, entre em contato conosco, conheça a nossa plataforma e invista na segurança do seu negócio.


Data de publicação:

13/07/2022

Compartilhar:

Confira também:

Benefícios do SASE
Cibersegurança

Benefícios do SASE

Leia mais

Protocolo HTTP e HTTPS: você sabe para que serve?
Redes

Protocolo HTTP e HTTPS: você sabe para que serve?

Leia mais

VLAN, VPN, Cross Connect: qual a mais indicada para a mitigação?
Redes

VLAN, VPN, Cross Connect: qual a mais indicada para a mitigação?

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.